27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1601-1


Poster (Painel)
1601-1RELAÇÃO FILOGENÉTICA ENTRE CEPAS APEC (AVIAN PATHOGENIC Escherichia coli) isoladas de frangos de corte com colissepticemia.
Autores:Oliveira, A.L. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Barbieri, N.L> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulISU - Iowa State University) ; Nolan, L.K. (ISU - Iowa State University) ; Logue, C. M. (ISU - Iowa State University) ; Horn, F. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

APEC (Avian Pathogenic Escherichia coli) são o agente causador de infecções extraintestinais em aves, denominadas colibacilose. Por afetar todas as etapas da produção de aves comerciais, a colibacilose contribui para a diminuição da qualidade da produção. Aves acometidas pela doença desenvolvem lesões em diferentes órgãos, o que pode levar à condenação da carcaça ou à disseminação da doença por toda a criação. A doença pode manifestar-se na forma de infecção localizada (como celulite) ou sistêmica (colissepticemia), sendo a última sua forma mais grave. A análise filogenética é utilizada para medir, através de marcadores moleculares, a diversidade genética entre diferentes isolados, consistindo em uma ferramenta importante para identificar diferentes clones de acordo com a região geográfica, com a presença de genes associados à virulência e com diferentes formas da doença. Para a análise filogenética, pode ser utilizado todo o conteúdo cromossômico da bactéria ou apenas moléculas que apresentam funções altamente conservadas, como os ácidos ribonucleicos ribossômicos (rRNA). Neste trabalho, analisou-se o perfil filogenético de 52 isolados de Escherichia coli obtidos da carcaça e de diferentes órgãos (coração, sacos aéreos, fígado e intestino) de 30 frangos de corte com colissepticemia. Para análise da relação filogenética entre esses isolados, utilizaram-se os métodos ARDRA (Amplified Ribosomal DNA Restriction Analysis) e PFGE (Pulse-Field Gel Eletrophoresis). O método ARDRA é baseado em padrões de restrição enzimática da região de espaçamento intergênico 16S-23S do ribossomo, que reflete padrões filogenéticos. Entre as 52 amostras analisadas, foram encontrados 3 grupos cujos isolados (dois em cada grupo) apresentam padrão de restrição idênticos, representando clones. As demais 46 amostras representam cepas diferentes, de acordo com o método ARDRA, indicando a existência de uma grande diversidade de cepas em uma mesma região geográfica. Além disso, das 30 aves amostradas, 9 apresentaram infecção por mais de uma cepa de E. coli patogênica. Os resultados do método PFGE corroboraram com os resultados obtidos pelo ARDRA, indicando a presença de alguns poucos clones dentre uma grande diversidade de cepas, bem como a possibilidade de uma ave ser infectada por mais de uma cepa ao mesmo tempo.