27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1598-1


Poster (Painel)
1598-1Explorando fatores de virulência do fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis com base na análise proteômica comparativa.
Autores:Castilho, D.G. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Tashima, A. K. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Xander, P. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Chaves, A. F. A. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Batista, W. L. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Paracoccidioides brasiliensis é o agente da paracoccidioidomicose (PCM). A infecção pelo fungo ocorre por inalação de conídios presentes no ambiente. Para o desenvolvimento da doença é imprescindível que os conídeos alojados nos alvéolos pulmonares passem para a fase leveduriforme, sendo esse evento dependente do aumento da temperatura. O desenvolvimento da doença depende de fatores associados com a resposta imune do hospedeiro e as características do agente infeccioso, em especial a virulência. No entanto, o conhecimento sobre os fatores de virulência de P. brasiliensis é mal compreendida. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar a composição proteica de P. brasiliensis com diferentes graus de virulência, Pb18 virulento (Pb18v) e Pb18 atenuado (Pb18a), para caracterizar possíveis fatores de virulência do fungo em questão. O perfil de virulência dos dois isolados foi confirmado através da curva de sobrevida. As proteínas de Pb18v e Pb18a foram extraídas, digeridas com tripsina e analisada por cromatografia líquida-espectrometria de massa em tandem (LC-MS/MS). Após as análises, 2453 peptídeos foram identificados correspondentes a 574 proteínas, sendo que 285 proteínas foram encontradas em Pb18v e 289 proteínas foram encontradas em Pb18a. Após análises de bioinformática, sete proteínas identificadas foram encontradas exclusivamente em Pb18v, a saber: serine hydroxymethyltransferase, NADP-dependent L-serine/L-allo-threonine dehydrogenase ydfG, phenylalanyl-tRNA synthetase alpha chain, mannose-1-phosphate guanyltransferase, tricarboxylate transport, small COPII coat GTPase sar1 e cell lysis protein cwl1. A maioria das proteínas identificadas estão envolvidas em processos biológicos e em processos do metabolismo primário, apresentando diversas funções, tais como transdução, tradução e sinalização. Análises posteriores de PCR em tempo real serão realizadas para validar os dados obtidos. A partir dos resultados citados podemos afirmar que existem diferenças proteômicas significativas entre os dois isolados analisados, porém é necessário aprofundar os estudos, pois as informações obtidas na literatura para algumas proteínas são escassas. Este é o primeiro trabalho que utiliza a estratégia de espectrometria de massas para identificar fatores de virulência utilizando um mesmo isolado fúngico com distintos graus de virulência. Os achados apresentados neste trabalho poderão iniciar estudos para elucidar a relação parasito-hospedeiro nesta micose sistêmica.