27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1590-2


Poster (Painel)
1590-2IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EXOANTÍGENOS DE PARACOCCIDIOIDES SPP A PARTIR DE ISOLADOS CLÍNICOS CONSIDERANDO A REGIÃO GEOGRÁFICA DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR PARACOCCIDIODOMICOSE (PCM).
Autores:Dias, L.B. (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoSES-MT - Secretaria Estadual Saúde Mato Grosso) ; Takahara, D.T. (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoSES-MT - Secretaria Estadual Saúde Mato Grosso) ; Queiroz Júnior, L.P. (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Hahn, R.C. (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoSES-MT - Secretaria Estadual Saúde Mato Grosso)

Resumo

O gênero Paracoccidioides atualmente compreende duas espécies, a saber: P. brasiliensis e P. lutzii., os quais são agentes etiológicos da PCM. Mato Grosso representa uma localização geográfica importante para a aquisição da PCM e os levantamentos soro-clínico-epidemiológicos apontam o aumento no número de casos. As técnicas sorológicas tem sido muito importantes para o diagnóstico rápido da PCM, sendo um dos testes empregados para confirmação da PCM a imunodifusão dupla em gel de agarose (ID). Esta técnica permite além do diagnóstico, o acompanhamento sorológico dos pacientes, possibilitando avaliar a eficácia da terapia antimicrobiana/antifúngica. Objetivamos neste estudo conhecer o perfil soro-epidemiológico de pacientes acometidos por PCM oriundos do Estado de Mato Grosso (MT), Brasil, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. As reações de ID foram realizadas a partir do emprego de exoantígeno obtido de cepas provenientes de MT. Foram incluídos neste estudo 220 pacientes com PCM atendidos nos serviços de referências do Estado de Mato Grosso. Os dados epidemiológicos foram obtidos através de levantamento de prontuários e os sorológicos pela técnica de imunodifusão dupla em gel de agarose (ID). 196 (90%) dos pacientes foram pertencentes ao sexo masculino. Em relação à faixa etária, a variação correspondeu entre (2-82 anos), média de 47 anos. No momento da coleta do soro, 2 pacientes pertencentes ao sexo feminino, com 8 e 15 anos respectivamente, foram acometidas pela forma aguda da doença. Todos os outros pacientes foram classificados como casos crônicos. Resultados obtidos por ID revelaram que 137 (62,3%) pacientes exibiram soros não reagente e 83 (37,7%) soros reagente. Os resultados obtidos a partir da utilização de exoantígenos de MT estão de acordo com o perfil clínico dos pacientes. Os dados epidemiológicos obtidos corroboram os parâmetros clássicos da literatura (sexo, média de idade e prevalência de casos crônicos). Em relação aos resultados sorológicos, vale ressaltar a importância da obtenção de exoantígenos a partir de isolados clínicos procedentes de MT, para minimizar as reações falso-negativas observadas quando do emprego de exoantígeno obtido a partir de cepa de outra região do país.