27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1585-2


Poster (Painel)
1585-2SUSCEPTIILIDADE DE STAPHYLOCOCCUS SPP. ISOLADOS DE UTENSÍLIOS E MESAS DO REFEITÓRIO DE UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AOS ANTIMICROBIANOS .
Autores:Betzler, D. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes) ; Favilla, A.L.C. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de GóesINJC/UFRJ - Instituto de Nutrição Josué de Castro) ; Torrero,E.M. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de GóesINJC/UFRJ - Instituto de Nutrição Josué de Castro) ; Leite, A.M.O. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes) ; Leite, S.G.F. (PPGCAL - Pós graduação em Ciência de Alimentos) ; Mello, A.G. (UFRJ - CAMPUS MACAÉ - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus MacaéPPGCAL - Pós graduação em Ciência de Alimentos) ; Colares, L.G.T. (INJC/UFRJ - Instituto de Nutrição Josué de Castro) ; Fracallanza, S.E.L. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes) ; Miguel, M.A.L. (IMPPG/UFRJ - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes)

Resumo

O desenvolvimento de resistência a antimicrobianos por microrganismos patogênicos tem se mostrado mais rápido que a capacidade da indústria para produzir novas drogas. Diante deste panorama este estudo teve como objetivo traçar o perfil de susceptibilidade dos Staphylococcus spp. isolados de serviço de alimentação do município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado em um Restaurante Popular que funciona de segunda a sexta feira e fornece em média 3.500 refeições/dia, durante o almoço. Foram analisadas ao todo 10% dos utensílios (talheres e bandejas) e das mesas, sendo coletadas 150 amostras das bandejas e talheres higienizados e 12 mesas do refeitório. As estirpes foram quantificadas em agar Baird Parker. A identificação foi realizada por coloração de Gram, teste de coagulase, catalase e DNAse. A susceptibilidade aos antimicrobianos foi realizada pela técnica de difusão em disco em agar Mueller Hinton. Para as estirpes de estafilococos coagulase negativo (ECN) foram utilizados discos de eritromicina (15µg), cefoxitina (30µg), penicinilina (10units), trimetoprim-sulfamethoxazole (1.25/23.75µg), linezolida (30µg), tetraciclina (30µg) e ciprofloxacina (5µg). Para os estafilococos coagulase positivo (ECP) também utilizou-se vancomicina (30µg). As placas foram incubadas a 37°C/16-18h. O diâmetro dos halos foi interpretado segundo CLSI. A contagem de estafilococos para as mesas foi de 6,6x10²UFC/50cm², para o talher e bandeja foi respectivamente 1,4x105UFC/cm² e 3,7x107UFC/cm². Todas as superfícies estavam em condições higiênico-sanitárias inadequadas. Foram isoladas 252 estirpes, destas, 10% eram ECP, sendo provenientes das mesas. Das cepas de ECN e ECP, 28% e 12%, respectivamente, apresentaram resistência a pelo menos um dos antimicrobianos testados. Cinco por cento apresentaram resistência à cefoxitina/oxacilina. Nenhuma estirpe foi resistente à vancomicina. Das cepas isoladas das mesas 8% foi resistente a penicilina e 8% a ciprofloxacina. Nos talheres e bandejas, 28,3% e 19% das cepas, respectivamente, foram resistentes à penicilina. As superfícies do serviço de alimentação estavam higienizadas e apresentaram contagens para estafilococos superiores ao permitido pelo padrão sanitário. Destas, 6% apresentaram perfil de importância de saúde pública. É necessária a adoção de procedimento de higienização capaz de garantir o controle higiênico sanitário do serviço de alimentação, para não causar danos à Saúde Pública.