27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1584-2


Prêmio
1584-2Caracterização molecular de Enterobacter cloacae produtores de blaNDM-1, blaCTX-M-15 e qnrB4 isolados em hospital do Rio Grande do Sul
Autores:Carvalho-Assef, A.P.D.A. (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar) ; Pereira, P.S. (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar) ; Albano, R.M. (UERJ - Dep. Bioquímica, Inst. de Biologia Roberto Alcântara Gomes) ; Berião, G.C. (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar) ; Chagas, T.P.G. (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar) ; Timm, L.N. (FEPPS IPB-LACEN-RS - Fund. Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - LACEN-RS) ; Da silva, R.C.F. (HOSPITAL CONCEIÇÃO - Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, RS, Brazi) ; Falci, D.R. (HOSPITAL CONCEIÇÃO - Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, RS, Brazi) ; Asensi, M.D. (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar)

Resumo

Em março 2013, o Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar (LAPIH-IOC-FIOCRUZ), Centro colaborador da Rede de Monitoramento de Resistencia à Antimicrobianos (CGLAB e ANVISA), notificou o primeiro caso da carbapenemase NDM no Brasil, em uma amostra de Providencia rettgeri enviada pelo LACEN-RS, isolada em um hospital do Rio Grande do Sul em 02/2013. Através de um estudo retrospectivo, foi detectada uma amostra do Complexo Enterobacter cloacae produtor de NDM (swab retal) neste mesmo hospital isolada em 09/2012. A partir de 03/2013, outras seis amostras produtoras de NDM pertencentes a essa mesma espécie foram isoladas neste hospital (cinco swabs retais e um swab de ambiente) e enviadas pelo LACEN-RS ao LAPIH, totalizando 7 amostras incluídas no estudo. Através de Etest, as amostras foram consideradas multirresistentes, sensíveis somente a polimixina B. A tipagem molecular (PFGE) mostrou que todas pertenciam a um mesmo grupo clonal. Foram pesquisados, através de PCR e sequenciamento, genes de resistência a beta-lactâmicos: blaCTX-M, blaSHV, blaTEM, blaOXA-48-like, blaOXA-1-like, blaIMP, blaVIM, blaVEB, blaPER, blaGES; resistência a aminoglicosídeos: aadA, aadB, aac(6)-Ib, aac(3)-IIa; e quinolonas: qnrA, qnrB e qnrS. Foram observados os genes: blaCTX-M-15, qnrB4, aac(6)-Ib, aac(3)-IIa, e um integron de classe 1, contendo os seguintes cassetes gênicos: dhfrXII, orfF, aadA2. Para caracterizar a estrutura genética flanqueadora dos principais genes de resistência encontrados (blaNDM-1, blaCTX-M15 e qnrB4), utilizamos seqüenciamento de genoma completo através da plataforma Illumina Miseq. O gene blaNDM-1 foi encontrado em um contig de 5kb, associado a ISAba125 e o gene blaCTX-M15 estava em um contig de 3kb, flanqueado pela sequencia de inserção ISEcp1. Estes elementos têm sido apontados na literatura como responsáveis pela disseminação destes genes. O gene qnrB4 foi encontrado em um contig de 16kb, onde foram observados também ISCR1, genes codificadores de permeases (sapA-B-C), phage shock proteins (pspA-B-C-D) e uma AmpC blaDHA-1 . Este estudo mostra a presença de NDM no Brasil desde 09/2012 e a disseminação de um clone de E.cloacae multirresistente carreando importantes genes de resistência (blaNDM-1, blaCTX-M15 e qnrB4) associados a elementos genéticos móveis de importância epidemiológica mundial, alertando para a necessidade de medidas de contenção da disseminação deste patógeno.