27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1580-1


Poster (Painel)
1580-1Microbiologia Escolar: O que ensinam os livros didáticos e o que sabem os alunos do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará
Autores:Machado, L.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Beserra, B.L.R. (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A ausência de contextualização no ensino de microbiologia dificulta a aprendizagem dos alunos e impede que suas concepções prévias, geralmente preconceituosas, sejam transformadas. Este trabalho objetivou inventariar os conhecimentos de alunos do 3º ano do Ensino Médio acerca de micro-organismos e compará-los com os conteúdos de três coleções didáticas de biologia. Para tanto, aplicou-se um questionário abordando aspectos ecológicos, fisiológicos e morfológicos de fungos e bactérias em turmas de duas escolas públicas de Fortaleza, Ceará, e avaliou-se o conteúdo teórico, os recursos visuais e os recursos adicionais dos capítulos de microbiologia dos livros didáticos. A maioria dos estudantes (67,3%) relacionou os micro-organismos a doenças, sendo as bactérias mais relacionadas às patogenias (73,7%) que os fungos (26,3%). Quanto às suas funções, a microbiota foi lembrada por seus papeis ecológicos, no parasitismo (25,3%), na decomposição da matéria (11,3%) e em relações de simbiose (8,6%), e econômicos, nas indústrias alimentícia (18,6%) e farmacêutica (9,3%). Ressalta-se que, mesmo após o contato formal com todo o conteúdo da Educação Básica, 6% dos estudantes afirmaram que micro-organismos não possuem função. Quanto à morfologia, 47,3% dos alunos citaram morfotipos microbianos característicos, como cocos, mofo e cogumelo. A análise dos livros didáticos revelou priorização de conteúdos com apelo à memorização de termos e definições, em detrimento da contextualização dos temas. Tópicos de morfologia e parasitismo são discutidos de maneira detalhada, enquanto a ecologia e as aplicações econômicas dos micro-organismos são apenas superficialmente discutidas, corroborando com as proporções de respostas obtidas nos questionários, em que aspectos morfológicos e da biologia parasitária de fungos e bactérias foram predominantes em relação aos benefícios desempenhados por estes organismos. Em suma, observou-se que embora, ao final da Educação Básica, os estudantes reconheçam fortemente a morfologia e a função parasita dos micro-organismos, conhecem apenas superficialmente outros aspectos importantes relacionados à biologia microbiana. Para modificar esta realidade, sugerimos a reavaliação dos conteúdos dos livros didáticos, no sentido de ampliar a contemplação de aspectos da microbiologia relacionados à realidade do estudante, possibilitando uma maior contextualização do tema e, consequentemente, uma melhor compreensão dos alunos acerca da biologia microbiana.