27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1577-1


Poster (Painel)
1577-1Comunidades bacterianas distintas em folhas de Coffea spp indicam relação com tolerância à ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix)
Autores:Sousa, L.P. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Cipriano, M.A.P. (IAC - Instituto Agronômico de Campinas) ; Da silva, M.J. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Carazzolle, M.F (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Freitas, S.S. (IAC - Instituto Agronômico de Campinas) ; Vidal, R.P. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Mondego, J.M.C. (IAC - Instituto Agronômico de Campinas)

Resumo

As folhas são consideradas bons habitats para microrganismos e as bactérias são os maiores colonizadores. Estas têm sido isoladas e estudadas em diversas espécies de plantas, contudo abordagens moleculares têm demonstrado que as comunidades bacterianas associadas à folha são mais diversificadas e complexas do que se pensava. Neste trabalho procuramos verificar as diferenças nas comunidades bacterianas de três variedades de cafeeiro e correlacionar com tolerância à ferrugem. Foram avaliados três variedades de cafeeiro, C. arabica (cv. Catuaí Amarelo IAC 62 e cv. Obatã IAC 1669-20) e C. canephora (cv. Guarini IAC 447-1). Com o DNA extraído amplificou-se o 16S rRNA, montou-se as bibliotecas e sequenciou-se os clones, comparou-se cada biblioteca utilizando-se o programa Library Compare do RDPII. (http://rdp.cme.msu.edu/). Embora Obatã e Catuaí pertençam a mesma espécie, possuem comunidades bacterianas significativamente diferentes. Pseudomonas sp prevaleceu em Catuaí, compreendendo 68,2% da população de bactérias, ao passo que em Obatã correspondeu a 14% e em Canephora correspondeu a 2 %. Sphingomonas sp dominaram as folhas de Obatã (44,4%) e sendo uma proporção relativamente elevada em Canephora (20%). Bacillus sp não foi encontrado em Catuaí, compreendeu 14,1% da população de Obatã e prevaleceu em Canephora (36%). O papel destas bactérias nas folhas não foi totalmente compreendido, contudo postulou-se que elas podem ajudar no combate a fitopatógenos. A prevalência de Sphingomonas sp e Bacillus sp (conhecidos como agentes de biocontrole) nas variedades resistentes pode indicar um papel relevante na resistência a Hemileia vastatrix, agente causador da ferrugem do cafeeiro. Pseudomonas sp é conhecida por produzir auxina, um hormônio vegetal que beneficia o estabelecimento da infecção por fungos hemibiotróficos e biotróficos, tais como H. vastatrix. Por isso, é razoável sugerir que estes fungos podem se beneficiar de alguma forma dessa super-população de Pseudomonas sp em Catuaí. Esta hipótese é consistente com o fato da população de Pseudomonas sp ser reduzida em Obatã e Canephora, duas variedades resistentes à ferrugem. Um estudo mais amplo da distribuição da comunidade bacteriana no cafeeiro, além de ensaios biológicos para avaliar se a prevalência de Pseudomonas sp influência na ferrugem, devem ser realizados no futuro.