27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1574-1


Prêmio
1574-1AVALIAÇÃO DA TOXIGENICIDADE E SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS EM ESTAFILOCOCOS COAGULASE-NEGATIVA ISOLADOS DE HEMOCULTURA
Autores:Pereira VC (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista) ; Pinheiro L (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista) ; Brito CI (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista) ; Martins KB (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista) ; Oliveira A (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista) ; Cunha (UNESP - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Estafilococos coagulase-negativa (ECN) são os microrganismos mais isolados de materiais clínicos, capazes de causar sérias infecções. A produção de enterotoxinas por ECN pode agravar as doenças causadas por esse microrganismo e a susceptibilidade aos antimicrobianos pode direcionar o tratamento das infecções. Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar ECN isolados de hemoculturas de pacientes internados no Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Botucatu, em relação à capacidade de produzir enterotoxinas e a susceptibilidade aos antimicrobianos. Foram estudadas 300 amostras de ECN, identificadas por ITS-PCR. A técnica de PCR detectou os genes de enterotoxinas e o gene mecA. A expressão dos genes de enterotoxinas foi verificada por RT-PCR. A avaliação da concentração mínima inibitória foi realizada por E-test utilizando os seguintes antimicrobianos: oxacilina, vancomicina, linezolida, daptomicina, quinupristina/dalfopristina e tigeciclina. Foram identificados 74% de S. epidermidis, 10% de S. haemolyticus, 7,7% de S. hominis, 3,7% de S. warneri, 3% de S. lugdunensis e 1,6 % de S. capitis. A pesquisa dos genes de enterotoxinas revelou 57,3% sea, 23,3% seb, 35% sec, 2,3% sed, 2,7% see, 62,7% seg, 13% seh, 66,7% sei. A expressão dos genes de enterotoxinas foi observada em 18 S.epidermidis, sendo 9 expressando o gene sea, 2 o gene sec, 1 o gene seg, 1 o gene seh, 4 o gene sei e 1 expressando os genes seg e sei concominantemente; em 4 S. lugdunensis, sendo 1 expressando o gene sea, 1 o gene sec, 1 o gene seg e 1 o gene sei; em 1 S. haemolyticus expressando o gene sec e em 1 S. warneri expressando o gene sea. O gene mecA foi detectado em 74% das amostras e a concentração mínima inibitória foi avaliada, sendo os valores de MIC50 e de MIC90, respectivamente, de 2µg/mL e >256µg/mL para oxacilina, 1,5µg/mL e 2µg/mL para vancomicina, 0,25µg/mL e 0,5µg/mL para linezolida, 0,094µg/mL e 0,19µg/mL para daptomicina, 0,19µg/mL e 0,5µg/mL para quinupristina/dalfopristina e 0,125µg/mL e 0,38µg/mL para tigeciclina. A espécie S. epidermidis foi a mais isolada e apresentou maior capacidade de produzir enterotoxinas, sendo a capacidade de expressão também observada em S. lugdunensis, S. haemolyticus e S. warneri. Com exceção da oxacilina, os antimicrobianos testados apresentaram resultados satisfatórios, mas a alta porcentagem de resistência à oxacilina e o potencial toxigênico desses ECN ressaltam a importância da detecção desses microrganismos.