27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1558-1


Poster (Painel)
1558-1O padrão de adesão agregativa de amostras de Escherichia coli enteropatogênica que coexpressam adesão localizada é mediado por um plasmídio conjugativo
Autores:Garcia, B.G. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Sampaio, S. C. F. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Vieira, M.A. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; GIRAO, D. M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mateus, L. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Vaz, T. M. I. (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; IRINO, K. (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Gomes, T.A (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Introdução: Amostras de Escherichia coli Enteropatogênica (EPEC) carreiam o plasmídio EAF, promovem lesão attaching/effacing e produzem adesão localizada (AL) em células HeLa. Amostras de EPEC do sorotipo O119:H6 que produzem AL são frequentes em nosso meio, porém, isolamos amostras O119:H6 que produzem AL e adesão agregativa (AA) concomitantemente (AL/AA+). Curiosamente, produção de AA é característica de outro patotipo de E. coli diarreiogênica denominado E. coli enteroagregativa. Objetivo: Investigar os determinantes genéticos e as estruturas que medeiam o padrão AA em três amostras de EPEC O119:H6. Métodos: A presença de 16 genes de virulência relacionados com adesão em E. coli foi pesquisada por PCR. O perfil plasmidial foi determinado em gel de agarose, após extração alcalina. A presença de um plasmídio que codifica uma adesina relacionada com AA foi investigada por experimentos de conjugação com uma amostra de E. coli laboratorial pouco aderente, MA3456. A presença de estruturas de superfície bacteriana potencialmente relacionadas com AA foi verificada por microscopia eletrônica de transmissão e a interação bacteriana com células HeLa foi analisada por microscopia eletrônica de varredura. A presença de bandas proteicas comuns entre uma amostra AL/AA+ selecionada e seu transconjugante foi investigada após extração por calor, de proteínas de membrana externa e análise por SDS-PAGE. Resultados: As amostras AL/AA+ não apresentaram os genes pesquisados e seus perfis de bandas plasmidiais foram diversos. Duas das amostras AL/AA+ transferiram para a MA3456, uma banda plasmidialde ~80 kDa, gerando transconjugantes produtores de AA. Ao contrário da EC404/03, o transconjugante MG-3, derivado da conjugação com MA3456, mostrou-se desprovido de estruturas fimbriais que pudessem estar associadas com AA em células HeLa, conforme avaliado por microscopia eletrônica de transmissão e de varredura. O perfil de proteínas de membrana externa da EC404/03 AL/AA+ revelou a presença de uma banda de ~70 kDa em comum com o transconjugante, a qual estava ausente na amostra receptora MA3456. Conclusão: O padrão AA de amostras de EPEC que coexpressam AL é mediado por um plasmídio conjugativo. A transferência horizontal de plasmídios que codificam o padrão AA pode aumentar a virulência de amostras de EPEC do sorotipo O119:H6.