27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1555-1


Poster (Painel)
1555-1Estudo comparativo da aerotolerância de cepas de Bacteroides spp.na interação com macrófagos e em diferentes ambientes de cultivo
Autores:LORETE, A.R.M. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; DIAS, M.F. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; FERREIRA, L.Q. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; FERNANDES, K.C.B. (INCQS-FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - FIOCR) ; GUARDIANO-NASCIMENTO, C. (UEZO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE) ; RODRIGUES, P.S. (UEZO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE) ; SANTOS-FILHO, J. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; LOBO, L.A. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; FILIPPIS, I. (INCQS-FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - FIOCR) ; SEABRA, S.H. (UEZO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE) ; VIEIRA, J.M.B.D. (UEZO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE) ; DOMINGUES, R.M.C.P. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Bacteroides fragilis é uma bactéria anaeróbia pertencente ao gênero Bacteroides, que é caracterizado por bastonetes Gram-negativos, anaeróbios estritos, não esporulados, bile-resistentes que podem ou não apresentar motilidade. Assim como B. fragilis, B. thetaiotaomicrom e B. vulgatus também fazem parte deste gênero que é predominante na microbiota anfibiôntica do trato intestinal. A espécie B. fragilis destaca-se como agente etiológico em vários processos infecciosos humanos como bacteremias, infecções intra-abdominais e abscessos, já as espécies B. thetaiotaomicron e B. vulgatus estão mais relacionadas à resistência a antimicrobianos. Como anaeróbios estritos obrigatórios, estas bactérias seriam incapazes de sobreviver e se multiplicar na presença de oxigênio, porém já foi demonstrado que a espécie B. fragilis é resistente ao estresse oxidativo, mecanismo microbicida utilizado por macrófagos, podendo se manter viável por cerca de 72h na presença de O2. A aerotoleância está relacionada a enzimas envolvidas na resposta global ao estresse oxidativo (REO) que atuam na detoxificação e consequente proteção da bactéria, tal como a catalase que é regulada a nível trancricional pela proteína OxyR. No presente trabalho foram realizados ensaios para avaliar a interferência de OxyR e da catalase na sobrevivência de cepas de B. fragilis. Além disso, também foram analisadas cepas B. thetaiotaomicron e B. vulgatus em ambientes aerados, em sangue humano e após a fagocitose por macrófagos peritoneais de camundongos(MΦ). Também foi avaliado o comportamento da atividade microbicida de MΦ após interação com cepas destas espécies. Para tanto, foram realizados ensaios de imunocitoquímica para filamentos de actina e iNOS (óxido nítrico sintase induzível) e análise por microscopias de contraste interferencial diferencial, eletrônica de varredura e eletrônica de transmissão. Resultados preliminares demonstram comportamentos diferenciados entre as espécies frente a exposição ao oxigênio, bem como a interferência com a ação microbicida dos MΦ.