27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1554-2


Poster (Painel)
1554-2OCORRÊNCIA DE Bacillus cereus EM LEITE INTEGRAL (PASTEURIZADO, UHT E EM PÓ) COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE, ESTADO DE SANTA CATARINA
Autores:Frigo, C.C. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Rosanelli, M. L. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Scapin, D. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Rossi, E. M. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Resumo

O leite é um meio ideal para o crescimento de microrganismos que geralmente são destruídos empregando-se técnicas de tratamento térmico. Porém, algumas bactérias são altamente resistentes ao calor, particularmente as formas esporuladas, podem permanecer viáveis em alimentos. O Bacillus cereus que tem sido frequentemente isolado de produtos lácteos destaca-se como causador de toxi-intoxicações alimentares e pelo seu alto potencial de deterioração dos alimentos. Como é resistente ao tratamento térmico, este microrganismo pode ser detectado em leites pasteurizados e em leites submetidos ao tratamento UHT Ultra high temperature), tanto por resistência conferida pelo esporo, quanto pela contaminação pós-processamento. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a presença de Bacillus cereus em diferentes tipos de leite integral (pasteurizado, UHT e em pó) comercializados em supermercados. Foram analisadas 60 amostras (20 amostras de leite pasteurizado, 20 amostras de leite UHT e 20 amostras de leite em pó) adquiridas na cidade de São Miguel do Oeste – SC. Para pesquisa de Bacillus cereus nas amostras de leite foi utilizado o Agar polimixina gema de ovo (MYP) acrescido de emulsão de gema de ovo 50%, conforme metodologia descrita Instrução Normativa nº 62, de 26 de agosto de 2003 do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Colônias características (rosas com halo) foram confirmadas por testes tintoriais e bioquímicos. Os resultados demonstraram que 38,33% das amostras estavam contaminadas por B. cereus, sendo encontrada maior contaminação no leite pasteurizado (80%) e a menor no leite UHT, que não apresentou contaminação em nenhuma das amostras analisadas. Para o leite em pó, 35% das amostras foram positivas para a presença do microrganismo. A alta positividade de B. cereus, principalmente no leite pasteurizado, sugere a necessidade de melhorias nas condições higiênico-sanitárias em todo o processamento do leite, para evitar danos à saúde dos consumidores. Assim, a contaminação encontrada tanto no leite pasteurizado quanto no leite em pó tornam-se preocupantes principalmente por que a maioria dos consumidores não submete estes produtos a nenhum outro tipo de tratamento térmico antes de consumir esse alimento. Desse modo, sugere-se que boas práticas de manipulação sejam aplicadas tanto na ordenha como na indústria, uma vez que esse microrganismo é de origem ambiental e pode ser facilmente introduzido nos alimentos.