27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1553-1


Poster (Painel)
1553-1Staphylococcus saprophyticus: comparação de identificação pelo sistema Vitek 2 com metodologia tradicional e genotípica e avaliação da produção de biofilme
Autores:Martins, K.B. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Oliveira, A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Ferreira, A.M. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Bronzato, M.A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Cunha, M.L.R.S. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, no qual Staphylococcus saprophyticus se destaca como um dos agentes etiológicos mais isolados. A identificação rápida e eficiente dessas bactérias é de grande importância para a rotina nos laboratórios de microbiologia clínica. Entretanto, embora os métodos automatizados, como o Vitek 2, sejam mais rápidos, podem não fornecer uma identificação acurada. Dentre os fatores de virulência dos estafilococos, o biofilme se destaca como um dos mais importantes no processo infeccioso. O objetivo do trabalho foi comparar a identificação de S. saprophyticus utilizando o método automatizado Vitek 2 e o bioquímico tradicional simplificado com a identificação genotípica (padrão ouro), além de avaliar a produção de biofilme por S. saprophyticus isolados de pacientes com infecção urinária. Um total de 57 amostras foram identificadas pelo sistema automatizado Vitek 2, pelo método fenotípico tradicional e genotipicamente através da técnica de ITS-PCR (Internal Transcribed Spacer-PCR). As amostras de S. saprophyticus foram avaliadas quanto à produção de biofilme pelo método fenotípico em microplacas de poliestireno (quantitativo). Das 57 amostras estudadas, todas foram confirmadas como S. saprophyticus pelo método genotípico (ITS-PCR), o Vitek 2 identificou corretamente 54 (94,7%) amostras de S. saprophyticus, sendo que das três amostras identificadas incorretamente, duas foram identificadas como S. warneri e uma como S. hominis. Quanto ao método fenotípico tradicional, este identificou corretamente todas as amostras. Desses 57 isolados de S. saprophyticus, 45 (79,0%) produziram biofilme na microplaca, sendo que 32 (56,1%) amostras foram classificadas como forte aderente e 13 (22,9%) classificadas como fraco aderente. Os resultados mostraram que o sistema automatizado Vitek 2 foi eficiente na identificação de S. saprophyticus, entretanto, diferente do método fenotípico tradicional, a concordância não foi de 100% mostrando que o método fenotípico tradicional ainda é o mais eficaz na identificação correta de S. saprophyticus. A maioria das amostras de S. saprophyticus foram produtoras de biofilme que é um fator de virulência ainda pouco descrito na literatura para essa espécie, o que reforça a importância do estudo desse fator de virulência em S. saprophyticus visto que a produção de biofilme favorece a permanência desses micro-organimos no trato urinário e prejudica a atuação dos agentes antimicrobianos empregados, dificultando o tratamento das infecções do trato urinário.