27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1542-1


Poster (Painel)
1542-1Isolamento e otimização da produção de substâncias antimicrobianas produzidas por actinobactéria isolada da região entre-marés da Ilha do Mel, PR, Brasil
Autores:PORSANI, M.V. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; ULLAH, A. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; BARATTO, L.C (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; OLIVEIRA, B.H (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; DALZOTO, P.R. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; PIMENTEL, I.C. (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A disseminação de micro-organismos resistentes às drogas é um grave problema clínico, sendo fundamental a busca de compostos com maior potencial antimicrobiano. As regiões entre-marés, que apresentam condições ambientais extremas, favorecem o desenvolvimento de micro-organismos produtores de metabólitos secundários complexos, como as actinobactérias. Após isolamento de compostos com potencial antimicrobiano, faz–se necessária a otimização da produção do extrato bruto ativo, em meio de cultivo, com o intuito de alcançar um maior rendimento do produto. A partir do isolado AD 3B 17 (Streptomyces longwoodensis/Genbank: JX997145) obteve-se os metabólitos em meio Sabouraud líquido. Foram realizadas variações de 10, 50, 100, 250, 500µg/ml do extrato (G6) para que fosse encontrada a concentração inibitória mínima. A análise dos resultados da macrodiluição demonstra que o extrato bruto G6 possui potente atividade antimicrobiana contra S.aureus, MRSA e C. albicans. As concentrações inibitórias mínimas (MIC) observadas foram de 50µg/mL para MRSA, 250µg/mL para S. aureus, e 500µg/mL para a C. albicans. A biossíntese de antibióticos envolve um grande número de etapas até chegar na produção em maior escala. A fim de otimizar a produção de biomassa da substância bioativa (extrato G6) foi realizado um delineamento composto central (DCC) baseado em 3 parâmetros: temperatura, pH, tempo de cultivo. Dessa forma, foi realizado um fatorial completo 23, incluindo os 6 pontos axiais e 6 repetições no ponto central, totalizando 20 ensaios. O software utilizado foi o Minitab 16 (Minitab Corporation), 2010. As melhores condições encontradas para a otimização da produção de biomassa (g) foram: a temperatura de 30oC; o tempo de cultivo 7,5 dias e o pH 5,2. O caldo de fermentação (G6) foi submetido à técnicas cromatográficas diversas, utilizando-se solventes de polaridade adequada para o isolamento das substâncias de interesse. O composto isolado apresenta coloração alaranjada, é amorfo e solúvel em clorofórmio; a caracterização e identificação dos metabólitos bioativos está em andamento. A actinobactéria isolada da região entre-marés apresenta potencial para produção de substâncias com atividade antimicrobiana.