27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1541-2


Poster (Painel)
1541-2Caracterização da Susceptibilidade a Desinfetantes de Micobactérias de Crescimento Rápido Isoladas de Surtos de Infecções de Sítio Cirúrgico
Autores:Côrtes, P.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Gomes, K.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Carvalho, A.C.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Gomes, M.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Duarte, R.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Na última década foram relatados diversos casos de infecções associadas a micobactérias de crescimento rápido (MCR), após procedimentos invasivos em diversos estados do Brasil. Micobactérias oportunistas como M. abscessus subsp. abscessus, Mycobacterium abscessus subsp. bolletii, M. chelonae e M. fortuitum, foram descritas como responsáveis por estes surtos. O objetivo do trabalho foi avaliar a concentração mínima micobactericida do glutaraldeído (GA) utilizando os testes qualitativo e quantitativos, avaliar a ação de desinfetantes utilizando os testes qualitativo e quantitativo, avaliar a influência de matéria orgânica sob desinfetantes e investigar possíveis mecanismos de resistência em MCR. Os testes foram realizados com um total de 11 cepas de MCR, incluindo cepas representativas do clone BRA100 de Mycobacterium abscessus subsp. bolletii, e cepas de referência da coleção ATCC. Foram realizados os testes qualitativos e quantitativos para um tempo total de exposição de 0 a 30 min, testes na presença de matéria orgânica para redução da atividade dos desinfetantes a base de GA 2%, Ortoftalaldeído (OPA), Ácido Peracético e Glucoprotamina, avaliação da hidrofobicidade da parede micobacteriana e pesquisa da presença de genes de bomba de effluxo tap e lfrA, como possível mecanismo de resistência ao GA 2%. As cepas BRA100 foram resistentes a elevadas concentrações de GA (7%). Para os outros desinfetantes a base de Ortoftalaldeído, Glucoprotamina, Hipoclorito de Sódio, Ácido Peracético, Peróxido de Hidrogênio e GA combinado com Álcool, houve a morte de todas as cepas em menos de 5 min. Observou-se também que a matéria orgânica reduz a ação do Hipoclorito de Sódio, há elevado grau de hidrofobicidade na parede celular das cepas Mycobacterium abscessus pertencentes (ou não) ao clone BRA100, e os genes não podem ser relacionados como determinantes de resistência ao GA. Conclui-se que todas as soluções testadas, com exceção da desinfetante GA, apresentaram ação considerável sobre as cepas avaliadas, inclusive às pertencentes ao clone BRA100 da espécie Mycobacterium abscessus subsp. bolletii, sendo considerados os desinfetantes ideais para substituição do GA 2%.