27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1539-1


Poster (Painel)
1539-1COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE DE ANTIFÚNGICOS IMIDAZÓLICOS E TRIAZÓLICOS CONTRA CEPAS DE Candida parapsilosis ISOLADAS NO CEARÁ.
Autores:Chagas, C.A. (UECE - Universisidade Estadual do Ceará) ; Cunha, F.A. (LAMIL - Laboratório de Microbiologia de LevedurasUFC - Universidade federal do Ceará) ; Albuquerque, S.P. (LAMIL - Laboratório de Microbiologia de LevedurasUFC - Universidade federal do Ceará) ; Coelho, J.R. (LACT - Laboratório de Análises Clínicas e ToxicológicasUFC - Universidade federal do Ceará) ; Viana, G.A. (UECE - Universisidade Estadual do CearáLACT - Laboratório de Análises Clínicas e ToxicológicasUFC - Universidade federal do Ceará) ; Cunha, M.C.S.O (LAMIL - Laboratório de Microbiologia de LevedurasUFC - Universidade federal do Ceará) ; Menezes, E.A. (LAMIL - Laboratório de Microbiologia de LevedurasUFC - Universidade federal do Ceará)

Resumo

O gênero Candida pertence ao reino Fungi, grupo Eumycota, filo Deuteromycota, classe Blastomycetes e faz parte da família Criptococcacea. As principais espécies de interesse clinico neste gênero são Candida albicans, C. glabrata, C. krusei, C. parapsilosis e C. tropicalis. As leveduras do gênero Candida têm grande importância, pela alta frequência com que infectam e colonizam o hospedeiro humano. O fungo mais isolado de Infecções Fúngicas Invasivas (IFIs) continua sendo Candida spp. A mortalidade associada às infecções causadas por Candida spp. situa-se entre 30-40&%;. Candida albicans é ainda a principal espécie envolvida causando cerca de 50–70&%; dos casos. Entretanto, em décadas passadas, esse percentual já foi maior, e no momento, outras espécies como C. glabrata, C. tropicalis, C. parapsilosis e C. krusei começam a emergir. C. parapsilosis emerge como um importante patógeno nosocomial (comensal, quando em indivíduo sadio) associada a cateteres, com manifestações clínicas que incluem fungemias, endocardites, endoftalmites, artrites e peritonites, e estas infecções usualmente ocorrem em associação a procedimentos invasivos ou dispositivos protéticos. Em alguns hospitais infantis, C. parapsilosis torna-se predominante em candidemias. Os antifúngicos azólicos podem ser divididos em dois grupos: os Imidazólicos são drogas que apresentam toxicidade elevada o que comprometem a sua maior utilização, os principais antifúngicos destes grupos são: Cetoconazol, Clortrimazol e Miconazol e os antifúngicos triazólicos que se tornaram os mais utilizados no tratamento de IFIs, devido a sua menor toxicidade, são representados principamente por: Fluconazol, Itraconazol e Voriconazol . Neste estudo avaliamos 6 antifúngicos: 3 imidazólicos e 3 triazólicos, citados anteriormente. Os testes de sensibilidade foram realizados contra 28 cepas de C. parapsilosis, pertencentes à coleção de leveduras do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, na Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. O teste de sensibilidade antifúngica constitui um notável avanço no tratamento de infecções fúngicas e é a ferramenta primária no estabelecimento da terapia antifúngica adequada. Dentre as leveduras testadas, 100% foram sensíveis ao cetoconazol e ao clortrimazol. Foi observada uma resistência moderada ao miconazol em 20% das cepas. Voriconazol obteve 100% de cepas sensíveis. O fluconazol mostrou elevação da resistência. As cepas foram bem sensíveis ao itraconazol. Os antifúngicos triazólicos apresentaram elevada atividade contra , C. parapsilosis quando comparados com aos imidazólicos.