27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1535-1


Poster (Painel)
1535-1Caracterização de Enterococcus Spp.isolados de alimentos quanto a presença de genes de virulência,da descarboxilase e da atividade antimicrobiana.
Autores:Gomes, M.B. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Fracalanzza, S.A.P. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Marin, V. A. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

Os micro-organismos do gênero Enterococcus constituem uma grande proporção das bactérias naturais da microbiota do trato gastrointestinal da maioria dos mamíferos, aves, répteis e insetos. Sua natureza ubiqüitária e a resistência às condições ambientais adversas, explicam sua habilidade para colonizar diferentes habitats e o potencial para se disseminar com facilidade através da cadeia alimentar. Estes micro-organismos foram considerados durante muito tempo comensais com baixo potencial patogênico, porém com o aumento de seu envolvimento nas infecções nosocomiais, apresentando perfil multirresistente aos antimicrobianos de uso terapêutico, a falta de informações sobre seus fatores de virulência e capacidade produzir compostos como as aminas biogênicas, tóxicas aos seres humanos, enfatizaram a importância das caracterizações e dos estudos aprofundados sobre essas bactérias. O objetivo deste trabalho foi caracterizar genotipicamente amostras de enterococos isoladas de leite e frangos quanto à presença de fatores de virulência, produção de aminas biogênicas e de substâncias com atividade antimicrobiana. As amostras analisadas neste estudo pertencem a espécies Enterococcus faecalis,Enterococcus casseliflavus,Enterococcus gilvus, Enterococcus faecium, Enterococcus durans, Enterococcus gallinarum e Enterococcus hirae. A presença do gene agg foi detectada em 45 (71,4%) das amostras testadas, o gene cad em 41 (65,1%), o gene ccf em 55 (87,3%), o gene cob foi detectado em 39 (61,9%) das amostras, o gene cpd 45 (71,4%), o cylA em 7 (11,1%) amostras, o cylB em 13 (20,6%) amostras, do cylM em apenas 4 (6,3%) amostras e do gene gelE em 35 (55,5%). Foram detectadas 27 (42,8%) amostras carreando o gene tyrdc, porém não foi detectado neste estudo amostra possuidora do gene hdc. A produção de atividade antimicrobiana foi observada em 13 (20,6%) das amostras. Os resultados apresentados neste estudo ressaltam as características das amostras de enterococos isolados de alimentos quanto à presença de fatores responsáveis por agravos a saúde humana e a necessidade de se ampliar os trabalhos de pesquisa sobre eles.