27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1531-1


Poster (Painel)
1531-1FATORES SAZONALIDADE E SUCESSÃO ECOLÓGICA SOBRE ABUNDÂNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM ASSOCIAÇÃO COM A RIZOSFERA DA [ACROCOMIA ACULEATA (JACQ.) LODD. EX MART.] (MACAÚBA) NO NORTE DE MINAS GERAIS
Autores:Fonseca, F.R. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Pereira, A. M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Dayrell, O. R. (ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna) ; Queiroz, P. S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Ruas, F. A. D. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Neves, B. V. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valério, H. M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) são organismos biotróficos que estabelecem associações simbióticas mutualísticas com as plantas hospedeiras, promovendo inúmeros benefícios como a absorção de nutrientes, principalmente, fósforo e zinco. No entanto, a abundância desses fungos associados à rizosfera da A. aculeata ainda é pouco conhecida, por isso, há a necessidade de se ampliar os estudos dessa espécie que é uma palmeira de grande potencial econômico. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi conhecer a abundância de FMAs associados à rizosfera de Macaúba observando a influência da sazonalidade e a sucessão ecológica nesses microrganismos. As áreas de estudo estão localizadas no Norte de Minas Gerais, Montes Claros, com estágio de sucessão inicial (herbácea) e intermediária, Coração de Jesus, Olhos D’Água e Santa Cruz, ambas com estágios sucessionais inicial (pasto) e Francisco Sá, com estágio de sucessão inicial (pasto) e intermediária. Os solos foram coletados na estação seca e chuvosa na base do estipe dos indivíduos na profundidade 0 a 20cm. Foram coletadas, aleatoriamente, 30 amostras simples de grupos de três indivíduos próximos (3 a 10m) uns dos outros e 10 amostras compostas. Destas, 15 amostras da estação seca e cinco amostras compostas, da estação seca e chuvosa tiveram seus glomerosporos extraídos de 50g de solo pelo método do peneiramento úmido e centrifugados em água e sacarose 45%. A contagem dos glomerosporos foi feita com o auxílio de agulhas e um contador, e a abundância foi obtida a partir da média dos glomerosporos. A abundância média na estação seca para cada população foi maior na cidade de Francisco Sá (1888,26) e menor em Montes Claros (215,6), sendo que as médias das demais populações ficaram entre (509,53 e 532,2). Estes resultados se relacionam com sistema radicular abundante que permite maior esporulação. A abundância média encontrada nas amostras compostas da estação seca foi baixa (198,2), similar à abundância das amostras simples (215,6). Porém, comparando-as, a abundância média das amostras compostas da estação chuvosa, nesta foi maior (313,6), um fato não observado na literatura. Este dado pode ser devido à baixa precipitação nos meses que antecederam a coleta. Concluiu-se que os estágios sucessionais dessas populações podem ser um dos fatores que influenciaram a abundância observada de glomerosporos nas amostras simples e que a baixa precipitação nas estações influenciou a abundância de FMAs nas amostras compostas.