27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1527-1


Poster (Painel)
1527-1Perfil microbiológico nas culturas de vigilância de crianças da UTI de um hospital público pediátrico em João Pessoa
Autores:Lima, A.L.A. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Costa, A.C. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Pereira, J.A. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Pontes, Z.B.V.S. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Arruda, M.D.O. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

Atualmente, percebe-se uma crescente resistência bacteriana aos antimicrobianos utilizados na rotina clínica, o que desencadeia o desenvolvimento das infecções hospitalares, constituindo tal fato um entrave na saúde pública, caso em que se mostra necessário a aplicação de diversas estratégias nos serviços de controle de infecção hospitalar, para detecção da colonização assintomática. Neste sentido, a cultura de vigilância se apresenta como importante exame na detecção desta colonização. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou analisar a colonização bacteriana, bem como o seu perfil de resistência, em pacientes infantis internados na UTI, de um hospital público pediátrico, na cidade de João Pessoa. Os dados foram obtidos por meio de consulta aos arquivos do banco de dados do laboratório de microbiologia deste hospital em questão, do período de 2012 a maio de 2013. Neste estudo observou-se que das 128 culturas de vigilância realizadas à análise do swab nasal foi o mais solicitado. Quanto à frequência dos microrganismos isolados, dos 25 exames do swab auxiliar o Stapylococcus negativa houve ocorrência em 52 por cento (13), seguido de Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa 12 por cento (3). Dos 41 swabs anal costatou-se K.pneumoniae 33 por cento (13), Escherichia coli 18 por cento (7) e Enterobacter aerogenes 18 por cento (7). Por sua vez, no swab nasal (56) as bactérias mais frequentes foram P.aeruginosa 32 por cento (18), Staphylococcus CoN 30 por cento(17) e K.pneumoniae 15 por cento (8), no que concerne ao S.aureus foi isolado uma cepa, sendo este resistente à meticilina, mas com sensibilidade à teicoplanina. Para as P.aeruginosa encontradas neste estudo, todas demonstraram sensibilidade à polimixina B, entretanto, 61 por cento destas foram resistentes aos carbapenens. Quanto à K.pneumoniae a resistência à fluroquinolonas e carpabenens não foi elevada, verificando-se 19 e 13 por cento, respectivamente, quando comparada a outros trabalhos da literatura. Percebe-se ainda, neste estudo, inusitadamante, a detecção da elevada resistência de Staphylococcus CoN a oxacilina 80 por cento. Diante da elevada frequência de microrganismos multirresistentes 64 por cento, ressaltou-se a importância da realização das culturas de vigilância, pois uma vez reconhecido o perfil epidemológicos destes microrganismos detectados, pode-se adotar melhores medidas de controle de disseminação dos mesmos.