27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1524-2


Prêmio
1524-2Holocelulases de Penicillium simplicissimum cultivados em resíduos do beneficiamento de: algodão, cártamo, pinhão manso e soja.
Autores:Marangoni, S. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Gaspar Junior, P.J. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGAUNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Resende Pinto, A.P. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA) ; Alvarenga, G.P.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Silva, C.M. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA) ; Faria, L.V. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Siqueira, F.G. (EMBRAPA - EMBRAPA AGROENERGIA - BRASILIA) ; Sobreira, N.S. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA) ; Pereira, M.C. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA)

Resumo

Disponibilizados em grande quantidade, os resíduos agroindustriais podem se tornar substratos para a produção do etanol de segunda geração por meio da desconstrução da biomassa holocelulósica em monossacarídeos que possam ser fermentescíveis. Um dos processos utilizados para esta desconstrução é a hidrólise enzimática das biomassas vegetais após um prévio tratamento. Deste modo, a busca por enzimas descontrutoras de parede celular de plantas tornou-se uma fonte de pesquisa de interesse internacional. A presente pesquisa analisou as atividades das holocelulases (exoglucanase, endoglucanase, FPase, β-glicosidase, xilanase, pectinase e mananase) do fungo Penicillium simplicissimum quando cultivados em meio líquido tendo como fonte de carbono as tortas residuais das plantas utilizadas na produção do biodiesel (algodão, cártamo, pinhão e soja). O fungo foi cultivado em triplicata, utilizando-se erlenmeyers de 250 mL, contendo 100 mL de meio líquido (g/L): 7,0 g de KH2PO4; 2,0 g de K2HPO4; 0,1 g de MgSO4.7H2O; 1,0 g (NH4)2SO4; 0,6 g de extrato de levedura e 1% de torta residual da indústria de biodiesel (algodão, cártamo, pinhão manso e soja) como fonte de carbono, em pH 7,0. A inoculação foi feita por suspensão de esporos (108 esporos/mL. O cultivo foi feito sob agitação, a 120 rpm, a 28°C. Os extratos brutos obtidos por filtração foram avaliados nos tempos: 12, 24, 72 e 120 horas. Os filtrados foram utilizados como fonte de enzimas, sendo denominados extratos brutos do P. simplicissimum. Os ensaios enzimáticos foram realizados pelo método DNS (ácido-3,5-dinitrosalicílico) e os resultados expressos em UI/mL. Os resultados da exoglucanase, FPase e mananase foram semelhantes para todos os resíduos testados, não apresentando uma atividade significativa. As atividades de endoglucanase (0,14) e de β-glicosidase (0,78) no resíduo do pinhão apresentaram resultados significativos com 120 h de cultivo. A atividade de xilanase apresentou 0,98 UI/mL na torta de algodão, enquanto que na torta de soja 0,79 UI/mL no último tempo de avaliação (120 horas). Para pectinase, a torta de algodão apresentou 0,39 UI/mL. A continuidade do trabalho está na perspectiva de caracterização e purificação parcial de celulases que possam ser adicionadas a um coquetel enzimático capaz de descontruir estas biomassas utilizadas e outras para geração de açúcares fermentescíveis e biomoléculas de interesse biotecnológico.