27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1524-1


Poster (Painel)
1524-1Tortas residuais da indústria de biodiesel como fonte de carbono para produção de holocelulases de Penicillium corylophilum
Autores:Marangoni, S. (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Sobreira, N.S. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA) ; Gaspar Junior (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGAUNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Resende Pinto (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA) ; Alvarenga (UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS) ; Silva, C.M. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA) ; Siqueira, F.G. (EMBRAPA - EMBRAPA AGROENERGIA - BRASÍLIA) ; Pereira, M.C. (UNIFOR-MG - CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA) ; Teixeira, J.L. (IFTM - nstituto Federal do Triângulo Mineiro) ; Faria, L.V. (UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS)

Resumo

A descontrução da parede celular vegetal por pré-tratamentos químicos, físicos e biológicos para obtenção de biomoléculas com valor agregado tornou-se um assunto discutido no cenário da construção de biorrefinaria, que possam aproveitar todo o potencial fornecido por biomassa residual de volume significativo, como as tortas do beneficiamento de plantas oleaginosas utilizadas na indústria do biodiesel. Deste modo, as enzimas microbianas (fungos e bactérias) apresentam-se como alternativas na etapa de hidrólise do complexo lignocelulósico que constitui a parede celular. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do fungo Penicillium corylophilum para produção de holocelulases quando cultivado em diferentes tortas residuais da indústria de biodiesel, como fonte de carbono complexa. O fungo foi cultivado em triplicata, utilizando-se erlenmeyers de 250 mL, contendo 100 mL de meio líquido com a seguinte composição em g/L: 7,0 g de KH2PO4; 2,0 g de K2HPO4; 0,1 g de MgSO4.7H2O; 1,0 g (NH4)2SO4; 0,6 g de extrato de levedura e 1% de fonte de carbono (tortas de: algodão, cártamo, pinhão manso e soja) como fonte de carbono, em pH 7,0. A inoculação foi feita por suspensão de esporos (108 esporos/mL ). O cultivo foi feito sob agitação, a 120 rpm, a temperatura de 28°C. Os tempos de 12, 24, 72 e 120 horas foram utilizados como pontos de avaliação nas atividades enzimáticas. Os filtrados resultantes foram utilizados como fonte de enzimas, sendo denominados extratos brutos do P. corylophilum. Os ensaios enzimáticos foram realizados pelo método DNS (ácido-3,5-dinitrosalicílico) e os resultados expressos em UI/mL. As atividades de endoglucanase (0,2 UI/mL) e celulases totais (0,1) do P. corylophilum, quando cultivado em pinhão manso, foram as mais significativas das amostras analisadas em 5 dias de cultivo, sendo o resultado da β-glicosidase (1,0) o mais expressivo. As atividades para xilanase no resíduo do algodão foi de 0,96 UI/mL em 120 h de cultivo, enquanto que no cártamo este valor (0,9) foi obtido em 72 h. Para pectinase, as fontes de resíduo da soja e do cártamo apresentaram valores de 0,73 e 0,69 UI/mL, respectivamente. Os resultados da exoglucanase foram semelhantes para todos os resíduos testados, não apresentando uma atividade significativa. A perspectiva de trabalho é comparar com outros fungos cultivados na mesma condição para formação de coquetéis enzimáticos que possam ser aplicados em diferentes tipos de indústria.