27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1514-2


Poster (Painel)
1514-2Pseudomonas aeruginosa produtoras de Beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) isoladas de diversos hospitais do Estado de São Paulo
Autores:Francisco, GR (IAL - Intituto Adolfo LutzPPG/CCD/SES - Programa de Pós graduação em Ciências) ; Bueno, MFC (IAL - Intituto Adolfo LutzPPG/CCD/SES - Programa de Pós graduação em Ciências) ; Garcia, DO (IAL - Intituto Adolfo Lutz)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é um patógeno oportunista associado à infecções nosocomiais, causando principalmente pneumonia e infecções no trato urinário, pele e mucosa. A disseminação desse patógeno geralmente é difícil de controlar devido à presença de mecanismos de resistências intrínsecos e adquiridos. Beta-lactamases de Espectro Estendido (ESBL) são enzimas que conferem resistência às cefalosporinas, aztreonam e penicilinas. Essas enzimas são frequentemente encontradas em Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli e recentemente tem sido detectadas em P. aeruginosa. O objetivo deste estudo foi detectar ESBL entre P.aeruginosa multirresistentes isoladas de diversos hospitais de do Estado São Paulo no período de 2010 a 2012 encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para a confirmação da identificação bacteriana e perfis de sensibilidade aos antimicrobianos. Testes de sensibilidade pelo método de disco difusão e concentração inibitória mínima (CIM) através de E-test® foram realizados para determinar o perfil fenotípico de resistência. Para a pesquisa de ESBL foi realizada a reação de polimerase em cadeia (PCR) para os genes blaKPC, blaCTX-M, blaTEM, blaSHV,blaGES, e para os genes detectados foram feitos sequenciamentos de DNA para confirmação e caracterização da variante. Das cepas selecionadas para este estudo, 5 foram produtoras de ESBL, todas CTX-M-2, sendo que 2 delas também co-produziram GES-1. Três cepas que produziram somente CTX-M-2 apresentaram sensibilidades a ceftazidima e resistência a cefepime, enquanto que as 2 que co-produziram CTX-M-2 e GES-1 foram resistentes a todos os beta-lactâmicos. Neste estudo pode-se observar a incidência, apesar de baixa em comparação às enterobactérias, de P. aeruginosa multirresistentes que produzem ESBL diminuindo ainda mais as opções terapêuticas para esses micro-organismos.