27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1514-1


Prêmio
1514-1Caracterização genética de cepas de Klebsiella pneumoniae produtoras de KPC isoladas de sangue provenientes de diversos hospitais do Estado de São Paulo
Autores:Francisco, GR (IAL - Instituto Adolfo LutzPPG/CCD/SES - Programa de Pós graduação em Ciências) ; Bueno, MFC (IAL - Instituto Adolfo LutzPPG/CCD/SES - Programa de Pós graduação em Ciências) ; Doi, Y (UPMC - Universidade de Pittsburgh Medical Center) ; Garcia, DO (IAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

Klebsiella pneumoniae representa um importante patógeno nosocomial causando infecções urinária, respiratória e bacteremia. Surtos hospitalares causados por esse micro-organismo são frequentes e especialmente preocupantes quando causados por cepas multirresistentes, como as produtoras de beta-lactamases. A prevalência de K. pneumoniae produtora de KPC no Brasil aumentou drasticamente desde a primeira detecção em cepa isolada em 2005. O objetivo deste estudo foi avaliar a disseminação clonal de cepas de K. pneumoniae produtoras de KPC isoladas de sangue de diversos hospitais do Estado de São Paulo. Foram selecionadas 100 cepas de K. pneumoniae KPC positivas no período de 2009 a 2011 encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmação fenotípica e produção de carbapenemase. As cepas já estavam previamente caracterizadas como produtoras de KPC-2, CTX-M e TEM-1. Dessa amostragem, 23 cepas isoladas de sangue, das quais 17 co-produtoras de CTX-M-15, 2 de CTX-M-2, 1 CTX-M-8 e 7 de TEM-1, foram selecionadas para caracterização genotípica. As amostras foram provenientes de 10 municípios do Estado de São Paulo. Foram realizada as técnicas de Pulsed-field Gel electrophoresis (PFGE), nas quais o DNA genômico foi digerido com a enzima de restrição XbaI e Multi Locus Sequence Type (MLST), de acordo com o protocolo do Instituto Pasteur. Foram identificadas 4 sequence type (ST), ST437, ST11, ST340, ST 1044 . O cluster A de PFGE e ST437 foi o mais prevalente, encontrada em vários municípios, e entre 9 dos 13 hospitais do Estado de São Paulo. Estes resultados demonstram a rápida disseminação de um mesmo clone para diferentes cidades do Estado de São Paulo, assim como entre hospitais de uma mesma cidade, o que leva a uma preocupação em melhorar as medidas de contenção da disseminação dessas cepas multirresistentes.