27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1507-1


Poster (Painel)
1507-1Burkholderiasp. G83 ENDOFÍTICA DE MANDIOCA: INFLUÊNCIA DE DIFERENTES FONTES DE CARBONO SOBRE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL ACÉTICO
Autores:OLIVEIRA, J.R.S. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; TSCHOEKE, B.A.P. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; KUKLINSKY-SOBRAL,J. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

A mandioca (ManihotesculentaCrantz), é uma cultura com alto índice de produção, sendo assim uma das principais fontes de exploração agrícola do mundo. Algumas espécies de bactérias endofíticas têm aptidão de desenvolver-se em meio de cultura com distintas fontes de carbono (C). Quando há produção de ácido indol acético (AIA) por meio da atividade bacteriana, considera-se, portanto um mecanismo estimulante ao crescimento vegetal. A produção deste regulador de crescimento vegetal pode diferir quanto à utilização de diferentes fontes de carbono. Diante do exposto, este trabalho teve o objetivo de avaliar a influência de diferentes fontes de carbono no potencial de crescimento e na produção de AIA in vitro de uma linhagem bacteriana do gênero Burkholderia, isolada de plantas de mandioca cultivadas no estado de Pernambuco. Para isso, uma linhagem bacteriana endofítica de raiz de mandioca (G83), do gênero Burkholderia,foi inoculada em meio líquido JMV, sem adição de triptofano, acrescido de distintas fontes de carbono, sendo elas (10g/L): Glicose, Sacarose, e Manitol. Após o período de cultivo, o crescimento bacteriano e a produção de AIA foram avaliadospor meio de um espectrofotômetro, em 600 e 530nm respectivamente. As leituras ocorreram as 24, 48 e 168 horas após a inoculação e o experimento foi realizado em triplicata. Foi observado que o crescimento bacteriano da linhagem G83 de Burkholderiasp.apresentou maior densidade ótica em meio com sacarose, sendo os meios com glicose e manitol com menores índices de crescimento. Considerando a produção de AIA por via independente de triptofano, in vitro, foi observado o mesmo padrão, ou seja, a bactéria expressou melhor a produção de AIA na presença de sacarose, sendo quase inibida quando cultivada em meio com manitol ou glicose como fonte de carbono. Portanto, conclui-se que a fonte de carbono influencia o crescimento e a produção de AIA da linhagem G83 de Burkholderiasp., endofítica de mandioca.