27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1502-2


Poster (Painel)
1502-2Análise microbiológica de coliformes totais e termotolerantes e perfil de resistência a antimicrobianos por Escherichia coli em mexilhões Perna perna coletados da praia de Itaipu, Niterói-RJ.
Autores:Jayme, M.M.A. (UERJ - FCM - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FCM) ; CARVALHO, M.C.N. (UFRJ- IQ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IQ) ; Silva, M.N. (UERJ-FFP - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FFP) ; Almeida, A.C.F. (UERJ - FCM - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FCM) ; Araujo, F.V. (UERJ-FFP - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FFP)

Resumo

Os mexilhões são importante fonte de proteína para alimentação, e por filtrarem a água onde se localizam devem ser extraídos para consumo somente de águas com padrões microbiológicos regulamentados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, uma vez que intoxicações alimentares de origem bacteriana são a consequência mais comum relacionada ao consumo destes moluscos. Objetivando avaliar a qualidade microbiológica de mexilhões Perna perna coletados na praia de Itaipu, Niterói, RJ; e comercializados no Mercado São Pedro, neste mesmo município, foram realizadas contagens de coliformes totais (CT) e termotolerantes (CF) e pesquisa de Escherichia coli por metodologia convencional e molecular em amostras obtidas destes locais. Amostras do mexilhão coletado após processo de fervura foram também analisadas. Pelo teste de difusão em discos foi observado o perfil de resistência à 16 antimicrobianos pertencentes a 10 classes diferentes das cepas de E.coli isoladas. De 27 amostras de mexilhão analisadas (nove de cada local), apenas três que sofreram processo de aferventação e uma do mexilhão in natura, encontraram-se dentro do padrão aceitável (até 102 CF.g-1) para consumo, segundo ANVISA (Portaria 451, 19 de setembro de 1997). Foram confirmadas por caracterização bioquímica, 78 estirpes da espécie E. coli, sendo uma confirmada pela Reação de Polimerase em Cadeia (PCR) como enteropatogênica (EPEC). Entre todos os antibióticos testados, houve pelo menos uma cepa resistente; assim como casos de heteroresistência, exceção para tobramicina. Uma cepa mostrou resistência a todos os antibióticos com exceção da tetraciclina. Dos 16 antibióticos testados, a ciprofloxacina foi mais eficiente com apenas um caso de resistência. A cepa de EPEC apresentou heteroresistência a ampicilina e ao sulfametoxazol+trimetoprim, mostrando-se sensível aos demais. Baseado nos resultados do presente trabalho pode-se inferir que tanto os mexilhões in natura, quanto os comercializados em embalagens, podem ser um risco para a saúde pública no Rio de Janeiro.