27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1500-1


Poster (Painel)
1500-1Prevalência de Listeria monocytogenes e E. coli em Queijo Minas Frescal e Ricota comercializados na cidade de Campinas – SP
Autores:SILVA, D.H.L. (METROCAMP - Faculdade Metropolitana de CampinasITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos) ; MAGALHÃES, A.S. (METROCAMP - Faculdade Metropolitana de Campinas) ; FILHO, O.M.P (METROCAMP - Faculdade Metropolitana de Campinas) ; BIRUEL, V.B.C. (ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos) ; MORELLI, S.A. (ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos) ; SANTOS, R.F.S (METROCAMP - Faculdade Metropolitana de Campinas)

Resumo

Listeria monocytogenes é um importante micro-organismo patogênico causador da doença denominada listeriose, apresentando importantes riscos à saúde pública, pelo grau de austeridade das sequelas e alto índice de mortalidade (20% a 30%) que afetam, principalmente, mulheres grávidas, recém-nascidos e imunodeprimidos. Esse micro-organismo pode causar doenças graves como encefalite, septicemia, endocardite, meningite e infecção cervical ou intrauterina, provocando abortos ou nascimentos prematuros. Bastonete gram-positivo, anaeróbio facultativo, não esporulado e não formador de cápsulas, móvel em temperaturas de 25ºC, tolera concentrações elevadas de NaCl (≥ 10%), multiplicando em uma ampla faixa de temperatura (1ºC à 45ºC). E. coli, um coliforme termotolerante, o único de origem fecal, é um indicativo de contaminação por fezes humanas ou de animais de sangue quente. Morfologicamente classificada como bastonete curto, gram-negativo, anaeróbio facultativo, não esporulado. É responsável pela maior parte das toxinfecções alimentares, devido a falta de higiene do manipulador de alimentos. Esse trabalho objetivou a detecção de Listeria e quantificação de E. coli em 20 amostras sendo: 5 de queijos tipo minas artesanal, 5 industrializados, 5 ultrafiltrados e 5 ricotas, comercializados na região de Campinas – SP, utilizando metodologia segundo o órgão Food and Drug Administration (FDA) para detecção de presença ou ausência de Listeria e o método de tubos NMP/g para E. coli. Não foi possível isolar Listeria nas 20 amostras analisadas, porém, foram isolados micro-organismos competitivos e resistentes aos antibióticos utilizados no enriquecimento das amostras, como Neisseria sp e Bacillus sp. Foram encontradas E. coli em 12 amostras (60%), 5 amostras (41,67%) com valores acima do limite permitido que é de 5x102NMP/g, e 7 amostras (58,33%) de boa qualidade, perante regulamentação RDC 12/01. O uso da metodologia FDA é de alta sensibilidade, porém, a presença de microbiota competitiva, como E. coli, pode impedir o crescimento de Listeria pois a mesma é inibida em concentrações relativamente baixa de coliforme termotolerantes (>10NMP/g). Podemos concluir, com base no estudo realizado, que as amostras comercializadas na região de Campinas estão dentro do padrão RDC 12/01 em relação a Listeria monocytogenes, mas um percentual (41,67%) referente a E. coli está fora do limite permitido.