27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1495-2


Poster (Painel)
1495-2Presença de bactérias entéricas em áreas de cultivo de camarão (Litopenaeus vannamei) aclimatado a água doce em duas fazendas situadas em Jaguaruana-CE,
Autores:Carvalho, F.C.T. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Santos, D.R. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Sousa, O.V. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Carvalho, E.M.R. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Hofer, E. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Vieira, R.H.S.F. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar)

Resumo

Bactérias de origem fecal como Escherichia coli e Salmonella são frequentemente isoladas de corpos aquáticos dulcícolas e ou marinhos o que acarreta problemas econômicos para cultivos de organismos aquáticos destinados a alimentação humana, pois estão diretamente relacionados à qualidade dos produtos e à saúde dos consumidores. Outra preocupação é com a crescente resistência destas bactérias a antibióticos no ambiente aquático resultante, principalmente, do uso indiscriminado dessas drogas na profilaxia humana e animal. Considerando o exposto, o objetivo da pesquisa foi monitorar a presença de bactérias entéricas (E. coli e Salmonella spp.) em áreas de cultivo de camarão (Litopenaeus vannamei) aclimatado a água doce em duas fazendas situadas em Jaguaruana-CE, analizando os padrões de resistência a antimicrobianos. De cada fazenda foram coletadas amostras de sedimento e água dos viveiros além do afluente próximo. A estimativa do número de E. coli nas amostras de água e sedimentos dos viveiros e do rio abastecedor foram semelhantes para as duas fazendas. Foram isoladas 265 cepas suspeitas de E. coli sendo confirmadas 50 (18,87%) através de testes bioquímicos. Entre 186 cepas suspeitas de Salmonella, 30 (16,13%) foram confirmadas cinco diferentes sorovares: S. sor. Saintpaul, S. sor. Infantis, S. sor. Panama, S. sor. Madelia, S. sor. Braenderup, S. enterica subsp. houtenae e S. enterica subsp. enterica. Os parâmetros físico-químicos (temperatura, pH e salinidade) das duas fazendas não influenciaram no isolamento das cepas de E. coli ou Salmonella. Não houve relação entre o NMP de E. coli e o isolamento de Salmonella entre as amostras analisadas. A Fazenda B foi a mais contaminada com Escherichia coli e Salmonella. Foi observada resistência à TET, AMP e OTC em 32% das cepas de E. coli com 50% desses apresentando fenótipo relacionado a plasmídeo. Entre as estirpes de Salmonella, 16,67% se mostraram resistentes à TET, OTC, AMP e NIT. Apenas a resistência à NIT foi estabelecida como de origem plasmidial. Para TET e OTC, os isolados de E. coli apresentaram CIM de 32 µg mL-1 e CBM de >128 µg mL-1. Por outro lado, a CIM e CBM para TET, OTC e NIT nas Salmonella foram de 64 µg mL-1 e >12.800 µg mL-1, respectivamente. Através da análise dos perfis genotípicos dos isolados de Salmonella não foi possível estabelecer padrões de dispersão dos sorovares no ambiente. A presença dos genes pefA e invA que codificam fatores de virulência nas culturas de Salmonella foi independente do sorovar e da origem ambiental dos isolados.