27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1495-1


Poster (Painel)
1495-1Monitoramento da influência da descarga pontual de efluentes sobre a qualidade bacteriológica da água costeira em um trecho da orla de Fortaleza (Ceará- Brasil)
Autores:Santos, D.R. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Vieira, R.H.S.F. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Rodríguez, M.T.T. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Soares, R.C. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Oliveira, A.E.Q. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Carvalho, F.C.T. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Sousa, O.V. (UFC - Universidade Federal do CearáLABOMAR - Instituto de Ciências do Mar)

Resumo

A cidade de Fortaleza (Ceará) é uma das capitais costeiras mais populosas do Brasil e um dos principais destinos turísticos devido à beleza de suas praias. Destacam-se as atividades físicas e a de recreação como usos nobres deste ambiente. O crescimento acelerado da cidade, entretanto, vem comprometendo a qualidade sanitária dessas praias. As descargas pontuais de efluentes nas águas costeiras representam fontes de contaminação e risco para a saúde dos usuários. Este trabalho teve como objetivo monitorar as condições sanitárias da praia de Iracema, na orla de Fortaleza avaliando a influência da descarga de fontes pontuais de contaminação. Foi utilizado o grupo dos coliformes termotolerantes como indicadores de acordo com parâmetros estabelecidos na RESOLUÇÃO CONAMA 274/00. As coletas aconteceram semanalmente no período de 06 de maio a 10 de junho de 2013, perfazendo um total de seis (6). Os pontos amostrados foram: a desembocadura do riacho Maceió (P1); na saída de um canal de drenagem pluvial (P3) e em pontos diretamente adjacentes e influenciados pela descarga dos dois pontos (P2 e P4). Em cada coleta foram registrados os dados físico-químicos de temperatura, salinidade e pH. A estimativa da população de coliformes termotolerantes nas amostras foi feita através da técnica dos tubos múltiplos. O Número Mais Provável (NMP) de coliformes termotolerantes vaiou de > 1600 x 103 a < 1,8/100 ml (P1), > 1600 x 104 a < 1,8/100 ml (P2), 1600 x 103 a < 1,8/100 ml (P3) e 540 x 102 a < 1,8 /100 ml. Houve uma diminuição gradativa na população de bactérias indicadoras no decorrer do período provavelmente relacionado à ocorrência de chuvas no decorrer das semanas. Os parâmetros físicos- químicos não apresentaram variações significantes. De modo geral, verificou-se influência pontual das descargas sobre a condição bacteriológica da água do mar diretamente adjacente. Entretanto, considerando a legislação vigente, as águas marinhas foram classificadas como próprias para o uso recreacional nas ultimas semanas do período avaliado.