27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1484-2


Poster (Painel)
1484-2Avaliação e comparação do perfil químico e da atividade antimicrobiana dos extratos etanólicos obtidos de flores de Couroupita guianensis in natura e secas contra Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA)
Autores:Costa, D.C.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Luiz, S.R.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, C.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, D.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Couroupita guianensis, é uma árvore frutífera popularmente conhecida no Brasil como “Abricó de macaco”. Atividades anti-hipertensiva, antitumoral, analgésica são descritas na literatura. Staphylococcus aureus é uma bactéria Gram-positiva que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, até as mais graves, como pneumonia, por exemplo. Devido a sua enorme capacidade de adaptação e resistência, tornou-se uma das espécies de maior importância no quadro das infecções hospitalares e comunitárias. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo avaliar e comparar a atividade antimicrobiana dos extratos etanólicos brutos (EEBs) obtidos a partir de flores in natura e secas de C. guianensis contra MRSA e avaliar também o perfil químico desses EEBs por meio da técnica de cromatografia em camada delgada (CCD). Como resultados, o EEB das flores in natura apresentou um rendimento em massa 3,8 vezes maior do que o EEB das flores secas, e sua atividade antimicrobiana foi avaliada pela determinação da concentração mínima inibitória (CMI) com base na metodologia padrão internacional do CLSI, M7-A6. A CMI obtida com o EEB das flores secas foi de 62,5 µg/mL e para o EEB das flores in natura foi de 31,25 µg/mL. Com relação ao perfil químico dos extratos, foi possível detectar diferenças qualitativas e quantitativas através da CCD e determinar que a maior quantidade e diversidade de substâncias detectada no EBB das flores in natura influenciou a atividade antibacteriana avaliada através da técnica de bioautografia. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que o EBB das flores in natura foi o mais promissor na busca por substâncias antimicrobianas contra MRSA. Suporte financeiro: CNPq e FAPERJ.