27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1483-1


Prêmio
1483-1AMPLIFICAÇÃO DO DNA RIBOSSOMAL NA AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA FECAL HUMANA APÓS CONSUMO DE LEITE FERMENTADO POR Lactobacillus plantarum Lp-115.
Autores:HENRIQUE, F.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; COSTA, G.N. (UNOPAR - Universidade Norte do Paraná) ; VILAS-BOAS, L.A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MIGLIORANZA, L.H.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A espécie Lactobacillus plantarum, descrita como promotora de efeitos benéficos ao hospedeiro, tem sido objeto de investigação devido a suas importantes propriedades tecnológicas e de saúde. Embora não seja considerada probiótica pela legislação brasileira, é caracterizada como tal em diversos outros países. Além disso, seu monitoramento e influência no trato gastrointestinal (TGI) humano são pouco estudados. Com o desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e suas variações, assim como o incremento de marcadores moleculares, o cenário se tornou mais favorável para o estudo dos efeitos benéficos de alguns micro-organismos. Em estudo preliminar, a linhagem L. plantarum – Lp 115 foi utilizada para produção de leite fermentado e o produto foi aplicado em um estudo clínico envolvendo 61 indivíduos, os quais receberam diariamente doses do leite fermentado contendo 2 x 1011 UFC/dose da espécie alvo por noventa dias. Amostras fecais foram fornecidas no início da terapia com probiótico (dia 0), durante a terapia (dia 90) e após a interrupção da terapia (+15 dias, ou seja, 15 dias após a interrupção da terapia). O trabalho descrito identificou e quantificou o micro-organismo alvo na microbiota fecal dos indivíduos durante o consumo e pós consumo via PCR em tempo real (qPCR). Na presente investigação, foram analisadas a presença bacteriana e possíveis alterações no perfil da microbiota fecal durante e após o consumo do leite fermentado. O DNA das amostras fecais de 10 indivíduos selecionados, nos 3 períodos de ingestão, foi novamente extraído e o gene codificante para o RNA ribossomal 16S amplificado por meio da técnica de PCR com a utilização de oligonucleotídeos iniciadores universais. Após obtenção das bandas de amplificação entre 275 a 1500 pb, foram verificadas variações em função do consumo do leite fermentado, por meio da análise comparativa dos 3 períodos de ingestão. Estas alterações no perfil de bandas indicam que a introdução do micro-organismo alvo no TGI apresentou um impacto na microbiota fecal humana e, consequentemente, apontam a possível ação do L. plantarum no equilíbrio da microbiota intestinal. Os dados deste trabalho demonstraram a ocorrência de alterações no perfil bacteriano da microbiota fecal dos indivíduos submetidos ao tratamento e estudos complementares poderão caracterizar as espécies presentes nos períodos de ingestão e demonstrar a importância de L. plantarum como micro-organismo probiótico.