27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1479-1


Prêmio
1479-1Mycobacterium avium subspecies paratuberculosis: distribuição e avaliação da expressão de citocinas em órgãos de camundongos infectados experimentalmente
Autores:SCHWARZ,D.G.G. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; PIETRALONGA, P.A.G. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; SOUZA, M.C.C. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; CARVALHO, I.A (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; CRUZEIRO, R.S. (UNIVIÇOSA - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE) ; BENJAMIN, L.A. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; SILVA JÚNIOR, A. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; DE PAULA, S.O. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; MALAQUIAS, J.V. (EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA) ; MOREIRA, M.A.S. (UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

Resumo

Mycobacterium avium subespécie paratuberculosis (MAP) causa enterite granulomatosa crônica em ruminantes, resultando em perdas econômicas significativas. A resposta imune na infecção por MAP é frequentemente realizada pela análise de sangue periférico, resultando no escasso conhecimento no local da infecção. A compreensão da distribuição do agente e da resposta imune local, nos órgãos, é relevante para compreender a dinâmica de infecção e detectar MAP precocemente. Esse estudo propôs avaliar a distribuição de MAP por técnicas de nested-PCR e de histopatologia e, verificar a expressão de citocinas pró-inflamatórias (IL-2, IFN-gamma e TNF-alpha) e anti-inflamatórias (IL-4 e IL-10) pela qRT-PCR em órgãos de camundongos C57BL/6 infectados com a cepa MAP66115-98. Vinte camundongos foram inoculados com 250μl de solução com 3 x 108 UFC/mL MAP e oito controles com PBS, sendo eutanasiados aos 30, 60, 90 e 120 dias. Em cada período, foi coletado baço, fígado, cólon, íleo e placas de Peyer de cinco infectados e dois controles. O material foi dividido e processado para avaliações moleculares e histopatológicas. Os resultados foram analisados pelo teste do qui-quadrado e ANOVA (p <0,05). Não se verificou alterações histopatológicas e bacilos álcool-ácido resistentes, mas foi detectado MAP por nested-PCR em 64.9% das amostras. Até 30 dias, fígado e cólon apresentaram probabilidade maior (33,3%) de positividade, sendo preferíveis para detecção precoce em modelos experimentais. O baço demonstrou ser o principal órgão para confirmar a infecção após 60 dias (29,4%). Em relação às citocinas, observaram-se os maiores níveis de expressão para IL-2, IL-4, IFN-gamma e TNF-alpha aos 60 dias, onde somente nesse período foram verificadas diferenças estatísticas no fígado para IFN-gamma (15,48 vezes); no baço para IL-2 (22,88 vezes) e IFN-gamma (14,10 vezes); e no íleo para IL-4 (18,82 vezes) e TNF-alpha (14,79 vezes). Estudos prévios não constataram diferenças significativas na expressão de IL-2 em células do baço e destacaram que a expressão de IL-4 pode estar relacionada com a evolução clínica da paratuberculose. Verificou-se que o perfil de expressão de citocinas em órgãos de camundongos é complexo, inferindo que diferentes células atuam de forma sítio-específico na tentativa de manter o controle local da infecção. Ainda, o baço demonstrou ser ideal para detecção de MAP em animais sem lesões histológicas após 60 dias. Apoio: CAPES, CNPq e FAPEMIG.