27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1465-1


Prêmio
1465-1RESPOSTA IMUNE INDUZIDA POR MYCOBACTERIUM SMEGMATIS RECOMBINANTE EXPRESSANDO PROTEÍNA CMX EM COMPARAÇÃO COM A VACINA BCG.
Autores:de Oliveira, F.M. (IPTSP-UFG - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG) ; Trentini, M.M. (IPTSP-UFG - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG) ; Junqueira-Kipnis, A.P. (IPTSP-UFG - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG) ; Kipnis, A. (IPTSP-UFG - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG)

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb). Medidas preventivas como a imunização com a vacina BCG são importantes para o controle e eliminação da doença. Esta vacina apresenta eficácia variável na proteção contra TB, deste modo o desenvolvimento de uma nova vacina contra a TB é de extrema importância. Neste estudo, avaliou-se uma vacina recombinante Mycobacterium smegmatis que expressa a proteína de fusão CMX (mc2-CMX), composta por três antígenos do Mtb: Ag85C, MPT-51 e HSP-X. Material e métodos: Camundongos BALB/c foram divididos em quatro grupos: salina e infecção imunizados com PBS; mc2-CMX e o grupo BCG. Os grupos foram imunizados em dois momentos com intervalos de 15 dias, sendo que o grupo BCG recebeu apenas uma imunização na primeira etapa de vacinação. O sangue de todos os animais foi coletado quinze dias após a ultima imunização. Trinta dias após a imunização, os animais foram desafiados com Mtb H37Rv (via endovenosa) e trinta dias após o desafio, o sangue foi coletado para realização de ELISA e setenta dias após, o pulmão foi coletado para obtenção de células para citometria e histopatológico. Resultados e Discussão. A imunização com o mc2-CMX induziu níveis maiores de anticorpos da classe IgG1 (1,910±0,70) e IgG2a (0,139±0,020) anti-CMX quando comparado com o grupo BCG (0,646±0,19; 0,413±0,24; respectivamente, p<0,05). Estes resultados demonstram a relevância do antígeno CMX na imunogenicidade das duas vacinas. Após setenta dias do desafio, a quantidade de células TCD4+ produtoras de citocinas do tipo Th1, foi analisada no pulmão. Foi observado aumento na porcentagem de células TCD4+ positivas para IFN-γ (33%), TNF-α (2%), duplas positivas para IFN-γ/TNF-α (16%), IFN-γ/IL-2 (9%) e triplas positivas para TNF-α/IL-2/IFN-γ (11%) nos camundongos imunizados com mc2-CMX. Camundongos vacinados com BCG apresentaram frequência menor de células TCD4+ positivas para IFN-γ (29%), TNF-α (1%), IFN-γ/TNF-α (2%), IFN-γ/IL-2 (6%) e das triplo positivas para TNF-α/IL-2,/IFN-γ (2%). Esta resposta esta estreitamente relacionada a proteção na TB. As lesões pulmonares induzidas pela infecção por Mtb foram reduzidas de maneira semelhante nos grupos de animais vacinados com mc2-CMX e BCG. Conclusão: As vacinas mc2-CMX e a BCG induzem resposta imune humoral específica para CMX. A vacinação com mc2-CMX se compara a BCG na redução das lesões induzidas pela infecção por Mtb.