27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1460-1


Poster (Painel)
1460-1ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS BACTERIANOS EM AMBIENTES DE CULTIVO DE ORGANISMOS MARINHOS COM POTENCIAL PARA USO COMO PROBIÓTICO
Autores:Souza, B.V. (LABOMAR/UFC - Instituto de Ciências do Mar /Universidade Federal do Ceará) ; Carvalho, E.M.R. (LABOMAR/UFC - Instituto de Ciências do Mar /Universidade Federal do Ceará) ; Vieira, R.H.S.F. (LABOMAR/UFC - Instituto de Ciências do Mar /Universidade Federal do Ceará) ; Sousa, O.V. (LABOMAR/UFC - Instituto de Ciências do Mar /Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu o uso de probióticos e bioaugumentação para o melhoramento da qualidade ambiental aquática como uma das áreas prioritárias para investimentos de pesquisa, visando o controle de doenças na aquacultura. Buscando estabelecer alternativas para a atividade de cultivo de camarões marinhos, o objetivo principal dessa pesquisa foi quantificar e caracterizar grupos bacterianos presentes em áreas de cultivo de camarão marinho selecionando estirpes através de testes in vitro com potencial para uso como agentes de controle biológico em ambientes de aquacultura. Foram coletadas amostras de água e sedimento de viveiros de fazendas de cultivo de camarão localizadas nos estuários dos rios Acaraú e Jaguaribe (Ceará). A partir das amostras foram feitas contagens de populações bacterianas heterotróficas cultiváveis (BHC) e de vibrios e isolamentos de estirpes para posterior identificação. Para caracterização dos isolados com potencial probióticos foram realizados testes de susceptibilidade a antibióticos e testado a atividade antagonista dos isolados e do liquido metabólico, separadamente, frente a bactérias potencialmente patogênicas para camarões marinhos. As contagens em Acaraú variaram, na amostra de água, para Vibrio de 1,3 x 106 a 2,1 x 108 UFC/mL, para BHC os valores foram de 1,4 X 107 A 4,5 X 107 UFC/Ml. No sedimento os valores para Vibrio foram de <100 est e de 7,8 x 107 a 6,9 x 104 UFC/ml. Em Aracati, nas amostras de água foram encontrados valores para Vibrio entre <100 est a 1,0 x 105 e 3,5 x 104 a 1,1 x 107 para BHC. No sedimento, os vibrios apresentaram valores <100 est e BHC valores de 7,2 x 103 a 3,2 x 106 UFC/mL. Das amostras foram isoladas 58 estirpes de Vibrio e 175 de BHC. Na identificação através de testes bioquímicos o Vibrio mimicus foi o mais freqüente. A maioria das culturas bacterianas (96%) isoladas a partir do meio Agar PCA se mostraram Gram-negativas. Quando submetidas ao antibiograma, a Ampicilina foi a substância menos eficiente. Treze isolados apresentaram atividade antagonista contra bactérias com potencial patogênico para organismos aquáticos.