27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1454-2


Poster (Painel)
1454-2CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ISOLADAS DE Canavalia brasiliense NATIVAS DA REGIÃO DO NORDESTE BRASILEIRO
Autores:Miranda,G.J.M. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroEMBRAPA AGROBIOLOGIA - Embrapa Agrobiologia) ; Barbé, T.C. (EMBRAPA AGROBIOLOGIA - Embrapa Agrobiologia) ; Coelho.M.R.R. (EMBRAPA AGROBIOLOGIA - Embrapa Agrobiologia) ; Zilli,J.E. (EMBRAPA AGROBIOLOGIA - Embrapa Agrobiologia)

Resumo

O feijão bravo-do-Ceará (Canavalia Brasiliensis) é uma planta anual ou bianual, herbácea, de crescimento prostrado, apresentando grande potencial de produção de matéria seca e atualmente é utilizada na adubação verde. É uma espécie importante pela formação de associações simbióticas com bactérias fixadoras de nitrogênio, resultando em quantidades expressivas deste nutriente ao sistema solo-planta, entretanto esta espécie ainda não possui estirpes recomendadas para a utilização como inoculante em seu cultivo. Sendo assim este trabalho teve como objetivo isolar bactérias diazotroficas presentes em nódulos de Canavalia brasiliensis bem como caracterizar os isolados por meio de BOX PCR. As plantas de feijão bravo-do-ceará foram cultivadas em casa de vegetação, utilizando-se solos coletados em doze diferentes regiões do estado de Sergipe. Após a coleta das plantas os nódulos encontrados foram desinfetados, macerados e cultivados em meio YMA em triplicata. As placas inoculadas foram incubadas a 28°C por 15 dias e as colonias isoladas foram submetidas a reação de PCR BOX A1R direto da colonia. 53 colonias foram isoladas e purificadas e caracterizadas quanto à produção de muco, a mudança de pH do meio, tipo de crescimento e cor da colonia . O perfil de bandeamento obtido foi analisado com auxílio do programa Bionumerics (Aplieds Mathematics, Kortrijk, Bélgica, v. 7.0), onde foi gerado um dendrograma dos 53 isolados obtidos. O dendrograma demonstrou que houve a formação de 2 grandes grupos, divididos em 7 sub-grupos e uma grande diversidade entre isolados. Em um subgrupo, observou-se que sete perfis iguais de três regiões diferentes se agruparam,demonstrando que esta pode ser uma estirpe de importância para a cultura do feijão bravo-do-ceará. Além disso, indicou a recorrência de vinte e oito bactérias nodulíferas, seis em um grupo e vinte e duas em outro grupo.