27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1451-2


Poster (Painel)
1451-2Avaliação da disseminação de Salmonella Senftenberg isolada de diversos ambientes de granjas avícolas por meio de tipagem molecular utilizando a técnica de Pulsed Field Gel Electrophoresis (PFGE)
Autores:MATARUCO, M.M. (UNESP - IBILCE - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; CASELLA, T. (UNESP - IBILCE - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; TAKAHASHI, J.T. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) ; SILVA, S.Q. (UNESP - IBILCE - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; NOGUEIRA, M.C.L. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto)

Resumo

As salmoneloses estão entre as principais infecções que afetam as aves e comprometem a avicultura comercial, sendo causadas por diversos sorotipos de S. enterica. Nos últimos anos, Salmonella Senftenberg tem recebido crescente atenção, pelo aumento na frequência de seu isolamento a partir de aves, ração e ambiente de granjas e pela emergência como agentes de salmonelose em humanos. S. Senftenberg apresenta maior resistência à desidratação, radiação e às altas temperaturas, sendo capaz de permanecer no ambiente por longos períodos, dificultando seu controle. Neste estudo, cepas de S. Senftenberg isoladas de frangos, ingredientes de ração, ambiente de fábrica de ração, amostras ambientais de aviários, animais silvestres e ambiente de granjas do estado de São Paulo foram estudadas com o objetivo de conhecer seu perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos e as vias de disseminação. A suscetibilidade aos antimicrobianos foi determinada por disco-difusão em ágar, de acordo com o CLSI e a presença dos genes qnr em cepas resistentes às quinolonas foi investigada com primers específicos para qnrA, qnrB e qnrS. A tipagem molecular foi realizada por PFGE com a enzima SpeI. O total de 54 cepas de S. Senftenberg foi estudado. Observou-se alta frequência de cepas multirresistentes, destacando-se a resistência às fluoroquinolonas (92,6%), espectinomicina + lincomicina (63%), estreptomicina (53,7%), tetraciclina (42,6%), aminoglicosídeos (27,8%), ceftiofur (27,7%) e sulfametoxazol + trimetropim (22,3%). O gene plasmidial de resistência às quinolonas qnrB foi encontrado em 28 cepas e, em um caso, houve a coexistência de qnrA e qnrB, sendo um achado incomum. O índice D obtido foi maior que 0,9, sugerindo que PFGE com SpeI possui boa capacidade discriminatória para a tipagem de S. Senftenberg. A avaliação do dendrograma em associação com dados epidemiológicos mostrou a ocorrência de 10 clusters, 9 pulsotipos isolados e ampla disseminação e permanência de S. Senftenberg nos diversos ambientes de granja avícola, evidenciado pela presença de cepas idênticas e geneticamente relacionadas em amostras de diferentes granjas, aves, fábrica de ração e animais silvestres coletados nos arredores. As altas taxas de resistência às quinolonas refletem o uso terapêutico intenso deste antimicrobiano na avicultura. Os dados obtidos neste estudo poderão auxiliar no planejamento de estratégias para o controle da população de S. Senftenberg nos ambientes de produção de frangos.