27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1449-1


Poster (Painel)
1449-1Seleção de linhagens bacterianas com atividade biossurfactante a partir do processo de compostagem adotado no Zoológico de São Paulo
Autores:Barros, C.A. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Tesser, D. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Borges, J. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Terada, T.S. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Cruz, J.B. (FPZSP - Fundação Parque Zoológico de São Paulo) ; Vasconcellos, S.P. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Os biossurfactantes são exopolímeros bacterianos com propriedades anfifílicas, ou seja, as moléculas que formam estes compostos apresentam porções hidrofóbicas e hidrofílicas que, através de seu acúmulo na interface entre fluidos de diferentes polaridades, reduzem a tensão superficial e interfacial. Por sintetizarem substâncias com propriedades tenso-ativas, bactérias produtoras de biossurfactantes estão sendo utilizadas na biorremediação de locais acometidos com hidrocarbonetos, aumentando a solubilização dos poluentes e acelerando a degradação microbiana. Sendo assim, em trabalhos anteriores realizados por nosso grupo de pesquisas, foram isoladas 594 bactérias, provenientes do processo de compostagem de resíduos orgânicos na FPZSP. Estas linhagens foram avaliadas quanto ao potencial biossurfactante através de triagens baseadas no método de Colapso da Gota, tendo-se obtido 140 “hits” positivos. Destes, 15 isolados apresentaram índices de emulsificação superiores a 80%, quando óleo de motor automotivo foi utilizado como agente apolar. No período seguinte do presente trabalho, as mesmas 15 linhagens foram avaliadas através de ensaios para a quantificação da produção de exopolímeros frente à biomassa gerada, ou seja, EPS (g) / células (g). Além disso, ensaios relacionados ao potencial emulsificante, quando os isolados eram cultivados em meio mineral mínimo Bushnell Haas (BH), contendo glicerol ou hexadecano como fontes de carbono. Neste sentido, foi possível a seleção de 2 linhagens, FPZSP 342 e FPZSP 84. A linhagem 342 apresentou valores interessantes no que tange à produção de exopolímeros: 1,17 g cepa FPZSP 84 foi selecionada em razão do resultado obtido no que se refere à emulsificação de óleo de motor automotivo (E24 = 95%), também quando cultivada em meio mineral contendo glicerol como fonte de carbono. Diante do exposto, a continuidade das análises é necessária no sentido de incrementar condições experimentais, avaliando-se agora outros substratos que potencializem a atividade emulsificante, além do estudo da redução da tensão superficial pelos isolados de interesse. Assim, glicerol será reavaliado como substrato, bem como resíduos agroindustriais (melaço, manipueira, vinhaça) serão oferecidos como potenciais fontes de carbono e nitrogênio para o incremento da produção microbiana de compostos biossurfactantes.