27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1447-2


Poster (Painel)
1447-2CARACTERIZAÇÃO DE MECANISMOS DE RESISTÊNCIA AOS CARBAPENEMAS EM AMOSTRAS DE Pseudomonas aeruginosa OBTIDAS DE PACIENTES SOB CUIDADOS INTENSIVOS EM UM HOSPITAL DO RIO DE JANEIRO
Autores:Chuster, S.G. (IMPG - UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ) ; Cacci, L.C. (FM/DIP - UFRJ - Faculdade de Medicina / DIP - UFRJ) ; Carmo, P.R. (IMPG - UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ) ; Picão, R.C. (IMPG - UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ) ; Moreira, B.M. (IMPG - UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJFM/DIP - UFRJ - Faculdade de Medicina / DIP - UFRJ)

Resumo

Introdução: Pseudomonas aeruginosa é um dos principais agentes causadores de infecções relacionadas à assistência em saúde. A resistência aos carbapenemas pode decorrer da diminuição da permeabilidade da membrana externa, aumento da produção de bombas de efluxo e da produção de enzimas que inativam estas substâncias, as carbapenemases. O objetivo do presente estudo foi descrever os mecanismos de resistência aos carbapenemas e determinar a diversidade genotípica de amostras obtidas de pacientes com infecção por P. aeruginosa admitidos no centro de tratamento intensivo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Material e Métodos: Foram estudadas 37 amostras, obtidas cada uma de um episódio de infecção diagnosticada em 31 pacientes admitidos entre abril de 2007 e abril de 2008. Foram realizados testes de disco-difusão (DD) para sete antimicrobianos e determinação da concentração mínima inibitória (CMI) em teste E para imipenem (IPM) e meropenem (MER) (CLSI 2013). A produção de carbapenemases foi investigada por Carba NP test modificado. A presença de genes que codificam essas enzimas foi pesquisada por PCR e sequenciamento. A CMI de IPM e MER foi determinada isoladamente e na presença de cloxacilina (CLX), para pesquisar aumento da produção de cefalosporinases AmpC, e na presença de PAβN, para determinar a participação de bombas de efluxo. A tipificação das cepas foi realizada por eletroforese em campo pulsado (PFGE). Discussão dos Resultados: Os maiores percentuais de resistência foram observados para cefepima, ceftazidima, gentamicina e tobramicina (30%). Os percentuais de resistência para IPM e MER foram 32% e 27%, respectivamente. Todas as amostras apresentaram resultado negativo para produção de carbapenemases. Quatro amostras (11%) carreavam blaGES-1 (sem atividade de carbapenemase), 9 (24%) tiveram redução da CMI em presença de PAβN e 13 (35,1%) tiveram redução da CMI em presença de CLX. PFGE realizado para 34 amostras agrupou-as em 29 genótipos. Esses resultados corroboram com estudos anteriores demonstrando o papel de outros mecanismos na resistência aos carbapenemas. Conclusão: O aumento da produção de bombas de efluxo e de AmpC foram os principais responsáveis pela diminuição da suscetibilidade aos carbapenemas na coleção de amostras. O achado de uma diversidade de genótipos evidenciou a ocorrência endêmica de P. aeruginosa.