27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1441-1


Poster (Painel)
1441-1IDENTIFICAÇÃO EPIDEMIOLÓGICO-MOLECULAR DAS PRINCIPAIS LINHAGENS DE Staphylococcos aureus RESISTENTES À METICILINA (MRSA) ISOLADAS DE CÃES DO NORTE FLUMINENSE
Autores:SILVA, M. B. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; MENDONÇA, M. E. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; FIGUEIREDO, A.M (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; SILVA-CARVALHO, M. C (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vieira-da-Motta, O. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Resumo

O isolamento de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina &parentese;MRSA&parentese; de várias espécies animais representa um risco potencial para a saúde pública. O uso indiscriminado de fármacos na área humana e animal para o tratamento de diversas doenças pode contribuir para a disseminação de linhagens microbianas multirresistentes. A contaminação cruzada de MRSA entre o homem e animais é conhecida, porém negligenciada. Assim, este trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar amostras de MRSA infectando ou colonizando cães. As amostras foram coletadas, com auxílio de swab estéril, de secreções de lesões de pele &parentese;piodermite&parentese; e auriculares &parentese;otite&parentese;, de cães atendidos no setor de clínica médica de pequenos animais da UENF, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. As amostras foram semeadas em ágar sangue e posteriormente identificadas. Para avaliação da susceptibilidade aos antibióticos foi utilizada a técnica de antibiograma utilizando discos de trimetropin &parentese;1,25 µg&parentese; + sulfametoxazol &parentese;23,75 µg&parentese;, gentamicina &parentese;10 µg&parentese;, tetraciclina &parentese;30 µg&parentese;, eritromicina &parentese;15 µg&parentese;, clindamicina &parentese;2 µg&parentese;, clorafenicol &parentese;30 µg&parentese;, ciprofloxacina &parentese;5µ g&parentese;, rifampicina &parentese;5 µg&parentese;, teicoplanina &parentese;30 µg&parentese;, vancomicina &parentese;30µg&parentese; e linesolida &parentese;30µg&parentese;. No total de 130 amostras identificadas, o agente etiológico mais isolado foi o Staphylococcus pseudintermedius com o perfil de resistência antimicrobiana variável. Entretanto, dentre as amostras que apresentaram resistência à oxacilina no antibiograma, foram identificadas como S. aureus e duas como S. pseudintermedius. A resistência a oxacilina/meticilina foi confirmada pelo teste de triagem em placa contendo 25µg/mL de meticilina &parentese;Teste Met-25&parentese;, com 100&porcentagem de positividade. Posteriormente, após a extração de DNA por lise térmica, o gene mecA foi amplificado para seis amostras de S. aureus através técnica de PCR. Nossos resultados indicam que cães podem contribuir para a dispersão de MRSA no meio urbano e rural, bem como contribuir de forma importante na epidemiologia de MRSA na região norte fluminense e demais municípios adjacentes.