27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1440-1


Prêmio
1440-1CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE ENTEROCOCCUS SP. E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DAS CEPAS NA PRESENÇA DE MEDICAMENTOS
Autores:SILVA, L.F (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID) ; AMARAL, D.M.F (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID) ; POLOTTO, M. (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID) ; SILVA, S.Q (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID) ; NOGUEIRA, M.C.L (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID) ; PENNA, A.L.B (IBILCE-UNESP - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS UNIVERSID)

Resumo

Enterococcus sp. são adaptados a vários sistemas alimentares e também apresentam um interessante potencial de aplicação em razão de suas características favoráveis, incluindo o potencial probiótico. Entretanto, enterococos podem apresentar características patogênicas e estar associados a casos de infecções hospitalares multi-resistentes. A presente pesquisa teve o objetivo de identificar e caracterizar 10 cepas de enterococos, bem como determinar a influência de medicamentos na viabilidade das cepas. A identificação das cepas foi realizada pelo seqüenciamento do gene 16S rRNA, pelo sistema VITEK 2 e filogeneticamente pela técnica de RAPD-PCR. Foi avaliada também a presença de 6 principais genes de virulência por PCR específica. As cepas foram caracterizadas quanto à capacidade de produzirem CO2 pelo uso de glicose, crescimento a 10 ºC, 30 ºC e 45 ºC, crescimento em pH 4,5 e 9,6, capacidade de utilização do citrato e crescimento em concentrações de 4%, 6,5% e 10% de NaCl. A viabilidade das cepas de enterococos foi avaliada na presença de 65 medicamentos comerciais de diferentes classes e de 16 tipos de antibióticos (S300, CN10, P10, B10, TE30, C30, VA30, AMP10, LZD30, FOS50, CIP5, E15, NOR10, F300, OX1, TEC30). As cepas foram identificadas como Enterococcus faecium (30%) e Enterococcus durans (70%) e agrupadas em 4 clusters pertencentes ao mesmo biótipo. Somente uma cepa apresentou gene de virulência da gelatinase. Todas as cepas foram capazes de crescer nas diferentes temperaturas, em pH 9,6 e em concentração de 10% de NaCl. Nenhuma cepa produziu CO2, assimilou citrato e cresceu em pH 4,5. As cepas se mostraram resistentes à maioria dos medicamentos testados e foram sensíveis a todos os antibióticos, com exceção à oxacilina. A identificação e tipagem molecular mostrou diversidade significativa entre as cepas. A sensibilidade aos medicamentos revela a influência na viabilidade das cepas e permite traçar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos comumente utilizados em tratamentos de infecções clínicas por enterococos, sem que estes causem danos aos indivíduos.