27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1439-1


Poster (Painel)
1439-1AVALIAÇÃO DO PEPTÍDEO INIBIDOR DE RNAm (RIP) NA INIBIÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME POR Staphylococcus epidermidis E Staphylococcus saprophyticus
Autores:Oliveira, A (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista) ; Martins, KB (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista) ; Pinheiro, L. (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista) ; Barbosa, T.A. (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista) ; Pereira, V.C. (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista) ; Cunha, M.L.R.S (UNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual PaulistaUNESP DE BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Staphylococcus epidermidis são freqüentes causas de infecções em pacientes que utilizam dispositivos médicos enquanto Staphylococcus saprophyticus está envolvido em infecções do trato urinário. Ambas as espécies são capazes de aderir a superfícies abióticas e bióticas e produzir biofilme, um importante fator de virulência. A formação do biofilme é influenciada por mecanismos regulatórios como o sistema quorum sensing agr, que por sua vez é ativado pelo sistema quorum sensing trap. Estudos têm demonstrado que na presença de um peptídeo chamado RIP, Trap é inativado, afetando assim, a formação de biofilme. Este trabalho objetivou avaliação da interferência do peptídeo inibidor de RNA (RIP) durante o processo de formação de biofilme por S. epidermidis e S. saprophyticus na superfície de pontas de cateter. Amostras de S. epidermidis e de S. saprophyticus isoladas de pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu foram avaliadas quanto à produção de biofilme pelo método fenotípico em microplacas de poliestireno (quantitativo). Uma amostra forte produtora de biofilme de cada espécie foi cultivada em tubos contendo TSB glicose 2% e um segmento de 0,5 cm de cateter, sendo que em um dos tubos ainda foi adicionado 200µg/ml do RIP e o experimento foi realizado em duplicata. Após 48h os seguimentos foram visualizados pela microscopia eletrônica de varredura (MEV). No segmento de cateter com a cultura sem RIP, a MEV revelou a formação, por ambas as espécies, de biofilme em todo o fragmento do catéter. Nos fragmentos de catéter com peptídeo RIP as células apresentaram-se dispersas sem formação de biofilme nas duas espécies. O biofilme está associado à resistência a antimicrobiano e a evasão do sistema imunológico do hospedeiro, sendo considerado um dos principais fatores de virulência de estafilococos. No presente trabalho, o peptídeo inibidor de RNA impediu a formação do biofilme em amostras forte produtoras de ambas as espécies, constituindo-se numa promissora ferramenta de prevenção da formação de biofilme por S. epidermidis e S. saprophyticus.