27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1421-2


Poster (Painel)
1421-2RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA NA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA E PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA
Autores:Almeida, L.A.S. (FAME/FUNJOB - Faculdade de Medicina de BarbacenaFAME/FUNJOB - Faculdade de Medicina de Barbacena) ; Bello, C.M.M. (FAME/FUNJOB - Faculdade de Medicina de BarbacenaFAME/FUNJOB - Faculdade de Medicina de Barbacena)

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência (PID) é um projeto da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME/FUNJOB) que tem como proposta selecionar alunos dispostos e aptos a exercer a atividade de monitoria por dois semestres consecutivos. Visa possibilitar o crescimento acadêmico dos alunos, apresentar ao monitor a oportunidade de iniciar o exercício de atividades docentes, proporcionar aos alunos participantes o acesso a técnicas pedagógicas e apoiar financeiramente o aluno primeiro colocado no processo seletivo através da bolsa de iniciação à docência. O monitor é um facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, esclarecendo dúvidas em horários alternativos ou ajudando na aula. As atividades do PID consistem em, além do acompanhamento da disciplina, elaborar estratégias diferenciadas que possam envolver alunos com dificuldade de aprendizagem em Microbiologia, através de atividades lúdicas como jogos, palavras cruzadas e discussão de temas afins por meio de artigos científicos, sempre sob a supervisão do professor orientador. A fim de avaliar o desempenho da monitora da disciplina Microbiologia e Práticas de Parasitologia da referida instituição, foi solicitado aos alunos assistidos durante o primeiro semestre do projeto que preenchessem um questionário avaliativo. No mesmo havia perguntas sobre o desempenho da monitora da disciplina com enfoque nos seguintes pontos: atitude, relação monitor – aluno, didática, planejamento e qualificação. Sua análise mostrou alto grau de satisfação dos alunos, que avaliaram a atividade como “excelente” na grande parte dos itens analisados. Foram feitas propostas de melhorias como o oferecimento de um mini-curso preparatório aos monitores recém admitidos e a instituição da monitoria virtual. A monitoria supre a ausência de disciplinas obrigatórias ou mesmo facultativas voltadas para o ensino de metodologia do ensino, capacitação pedagógica ou didática. O exercício temporário da atividade desperta no monitor a vocação docente, amplia seus horizontes e oferece novas perspectivas futuras.