27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1419-1


Poster (Painel)
1419-1ANÁLISE DO rRNA 16S DE BACTÉRIAS HIPERPRODUTORAS DE AMÔNIA ISOLADAS DO RÚMEN DE BOVINOS ALIMENTADOS COM FORRAGEIRAS TROPICAIS
Autores:Oliveira, I.M.F. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Bento,C.B.P. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Azevedo, A.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Detmann, E. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Mantovani, H.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Estudos anteriores demonstraram o papel de bactérias ruminais na degradação de aminoácidos da dieta, porém a identificação das espécies bacterianas dominantes na desaminação de aminoácidos em dietas tropicais não foi investigada. Neste trabalho, bactérias hiperprodutoras de amônia isoladas de bovinos mestiços alimentados com forrageira tropical e suplementados com caseína foram selecionadas e identificadas por meio da análise do RNA ribossômico 16S. Quatro animais fistulados no rúmen e alimentados com feno de tifton 85 (Cynodon sp.) ad libitum foram utilizados no experimento. Caseína (230 g) foi infundida no rúmen dos animais duas vezes ao dia (06:00h e 18:00h). O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com rotação dos animais dentro dos tratamentos controle e suplementação ruminal. Amostras do líquido ruminal foram coletadas e utilizadas para o isolamento de bactérias fermentadoras de aminoácidos em meio mineral sólido adicionado de Trypticase como única fonte de carbono e energia. Das duzentas e cinquenta culturas de bactérias obtidas do rúmen bovino, trinta isolados apresentaram alta atividade específica de desaminação (AED; > 100 nmol de NH3. mg proteína-1.min-1) e foram selecionadas para amplificação e sequenciamento do rRNA 16S. O DNA total foi extraído das culturas selecionadas e os oligonucleotídeos universais 27f e 1392r foram utilizados para amplificação do RNA ribossomal. O sequenciamento do rRNA 16S e a análise das sequências com bancos de dados públicos (NCBI, RDP) indicou que os isolados apresentavam identidade máxima entre 73 % e 96 % com o correspondente mais próximo. Em ambos os tratamentos (controle e suplementação no rúmen), constatou-se a ocorrência das espécies Clostridium acetobutylicum, Fusobacterium nucleatum, C. difficile, C. botulinum e C. beijerinckii. As espécies Oscillibacter valericigenes e C. sticklandii foram obtidas apenas dos animais que receberam suplementação. Esses resultados sugerem que bactérias filogeneticamente relacionadas com o gênero Clostridium representam o principal grupo de bactérias envolvidas na fermentação de aminoácidos no rúmen de animais alimentados com forrageiras tropicais.