27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1411-1


Poster (Painel)
1411-1Biosurfactantes produzidos por estirpes endofíticas de B. megaterium induzem a modificação na partição de matéria seca de plântulas de milho
Autores:Imada, E. L. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Santos, O. J. A. P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Rodrigues, E. P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Oliveira, A. L. M. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Os biossurfactantes microbianos possuem grande interesse biotecnológico devido à sua diversidade de aplicações comerciais. Além de seu emprego industrial, estas moléculas apresentam efeitos fisiológicos diretos sobre células vivas, aumentando a permeabilidade das células, a absorção de água e nutrientes, e a excreção de metabólitos. Neste trabalho, o efeito de biossurfactantes produzidos por dois isolados de Bacillus megaterium, identificados como endófitos em plantas de girassol, foram testados quanto à sua atividade sobre o desenvolvimento inicial de sementes de milho. A partir de um trabalho prévio de seleção de endófitos produtores de biossurfactante, duas estirpes de B. megaterium, denominadas RO e RC, foram cultivadas em 500ml de meio de Vogel a 28ºC a 180RPM por 120h para a produção de biossurfactante, que foi obtido do extrato livre de células (ELC) após a precipitação pela adição de acetona, e liofilizado em seguida. A avaliação do efeito dos biossurfactantes sobre o desenvolvimento inicial de milho foi feita sobre o genótipo do híbrido AG2040 Para este ensaio foram tomadas 4 repetições com 50 sementes para cada tratamento; as sementes foram embebidas por 24 horas em soluções contendo diferentes concentrações de biossurfactante diluído em água destilada esterilizada, e incubadas por 10 dias a 28ºC no escuro. Foram testadas soluções de biossurfactante das estirpes RO e RC, e soluções do surfactante sintético Tween80 e embebição em água destilada como controles. As soluções de surfactante e biossurfactante foram preparadas nas concentrações de 100, 1.000 e 10.000 ppm. Os resultados obtidos indicam que tanto o surfactante sintético como os biossurfactantes de B. megaterium apresentaram efeito significativo sobre a partição de matéria seca entre raiz e parte aérea das plantas de milho, diminuindo o comprimento e peso seco da parte aérea, e promovendo incrementos no comprimento e peso seco das raízes. O biossurfactante produzido pela estirpe RO de B. megaterium apresentou efeitos mais acentuados sobre o comprimento de raiz e parte aérea do que aqueles observados para o biossurfactante produzido pela estirpe RC. Não foram observados efeitos pronunciados da concentração de surfactante/biossurfactante na solução de embebição das sementes, indicando que soluções mais concentradas devem ser testadas em ensaios futuros.