27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1406-2


Poster (Painel)
1406-2ANÁLISE DOS FATORES DE VIRULÊNCIA DA E. coli ISOLADA DAS DIETAS ENTERAIS INDUSTRIALIZADAS MANIPULADAS DE UM HOSPITAIL PRIVADO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA.
Autores:Lobão, M. C.P. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; NUNES, M.A.S. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; MELO, T.A. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; CARVALHO, S.C. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; FIGUEIREDO, P.M.S. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA)

Resumo

INTRODUÇÃO As dietas enterais são ricas em macro e micronutrientes e, por isso, tornaram-se excelentes meios de crescimento de microrganismos. A administração de dietas contaminadas pode não somente causar distúrbios gastrointestinais, mas contribuir para as mais graves infecções, principalmente em pacientes hospitalizados, idosos ou imunocomprometidos. Essa contaminação foi constatada, ao evidenciarem a contaminação de dietas enterais por coliformes totais, Escherichia coli.Considerando que os alimentos constituem fonte potencial de patógenos no ambiente hospitalar, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a presença de E.coli em um serviço de alimentação hospitalar e seus fatores de virulência. MATERIAL E METÓDOS O estudo foi realizado com 13 amostras de um hospital privado de São Luís - MA, no período de março a maio de 2013. As amostras foram avaliadas quanto a quantificação de coliformes totais e coliformes termotolerantes, Identificação bacteriana de enterobactérias, a produção de hemolisina, produção de cápsula e biofilme e susceptibilidade aos antimicrobianos. RESULTADOS E DISCUSSÃO Do total de 13 amostras analisadas, 75% delas apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes. Resultados semelhantes foram analisados na região noroeste do Paraná, encontrando contaminação por coliformes totais em 60 % das amostras. Em relação aos coliformes a 45°C todas as amostras apresentaram-se de acordo com a RDC 63/2000. Quanto à detecção da atividade hemolítica em meio sólido, nos resultados encontrados em nosso estudo houve hemólise em apenas uma amostra. A avaliação da capacidade de E.coli em produzir cápsula como teste presuntivo para a formação de biofilme foi observado em 100% das amostras. Já a formação de biofilme, 24% apresentaram-se como produtores fracos; 10% como produtores moderados e 66% como produtores fortes. A análise da sensibilidade teve como mais elevadas à ampicilina 75%, 62% resistentes a Amicacina e 25% resistentes a Ceftazidima, o que os torna boas escolhas para o tratamento de infecções por este micro-organismo. CONCLUSÃO A alta incidência de E. coli, precisa ser analisada para verificação dos fatores preponderantes a esta contaminação. A formação da cápsula em 100% das amostras e 66% como produtores fortes de biofilme demonstra a alta patogenicidade da bactéria. A carência de estudos na área, bem como a correlação da sua patogenicidade e fatores de virulência, permitem nortear melhores os tratamentos.