27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1406-1


Poster (Painel)
1406-1Detecção de fatores de virulência de Pseudomonas aeruginosa isoladas de feridas de pele de pacientes HIV positivo.
Autores:NUNES, M.A.S. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; MENESES, A. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; ARAUJO, R.O.J. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; GONÇALVES, L.H.B. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; PEDROSO, C. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; MONTEIRO, C.A. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; MONTEIRO, V.N. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; FIGUEIREDO, P.M.S. (UNICEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA)

Resumo

INTRODUÇÃO Pseudomonas aeroginosas é o micro-organismo mais frequentemente envolvido em infecções hospitalares e pode ser considerado oportunista, uma vez que causa doença em indivíduos imunocomprometidos. Portadores assintomáticos, assim como, pacientes com comprometimento imunológico e acompanhado de procedimentos invasivos. Poucos são os estudos envolvendo este microrganismo com os seus fatores de virulência e patogenicidade, distribuído em pacientes com HIV, os mesmos estando imunocomprometidos por esta doença, fatores estes que colaboram para o agravamento do quadro clínico destes indivíduos. MATERIAIS E MÉTODOS Estudo realizado com 36 amostras isoladas de feridas de pacientes com HIV, de um hospital público referenciado no tratamento em São Luís no período de Janeiro a Março de 2013. As amostras foram avaliadas quanto a produção de hemolisina, produção de cápsula e biofilme, hemaglutinação e susceptibilidade aos antimicrobianos. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados encontrados demonstraram que 57% dos isolados produziram hemólise, 64% produziram cápsula e biofilme e 32% das amostras apresentaram hemaglutinação manose resistente. Em relação à sensibilidade aos antibióticos, o antibiograma indicou que 100 % dos isolados foram resistentes a Aztreonam, 92% sensíveis a Cefepima e 85% sensíveis a Cefotaxima e Ciprofloxacino entre os antibióticos estudados. Indicativo que as cefalosporina é a conduta terapêutica mais indicada para o tratamento desta bactéria em lesões de pacientes imunocomprometidos. CONCLUSÃO A carência de estudos na área, bem como a correlação da sua patogenicidade e fatores de virulência, permitem nortear melhores os tratamentos e cuidados para pacientes com HIV. A alta incidência de P. aeruginosa, precisa ser analisada para verificação dos fatores preponderantes a esta contaminação. As cefalosporina no estudo indica ser a melhor alternativa de antibioticoterapia para esta finalidade. A atividade hemolítica e a adesão em superfícies inanimada detectadas em P. aeruginosa podem ser relatadas na patogênese dessa bactéria e na colonização de dispositivos médicos que favorecem o desenvolvimento de infecções nosocomiais.