27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1395-2


Poster (Painel)
1395-2EXTRAÇÃO DE METABÓLITOS ATIVOS PRODUZIDOS POR ISOLADOS Streptomyces ENDOFÍTICOS COM DIFERENTES SOLVENTES ORGÂNICOS
Autores:Minotto, E. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Feltrin, T. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Mann, M.B. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Iwanczuk, K. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Chiarelli, E.M.V.R. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Van Der Sand, S.T. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A maioria das moléculas orgânicas produzido por microrganismos são metabólitos secundários, os quais consistem de diversas estruturas químicas e ampla atividade biológica. As actinobactérias endofíticas, estão presentes nos tecidos internos das plantas, e são prolíficos produtores de uma impressionante variedade destes metabólitos com atividade biológica, tais como: antibióticos, antitumorais, agentes anti-infecção, promotores de crescimento de plantas e enzimas líticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade residual das frações aquosa e orgânica dos extratos produzidos por isolados endofíticos de Streptomyces, que foram extraídos com diferentes solventes orgânicos. Os isolados 6(2) e 6(4) foram cultivados em cultura submersa por 72 horas a 30°C, sob condições padronizadas de agitação e aeração. Após o período de incubação as culturas foram centrifugadas e o pellet desprezado. O extrato bruto foi submetido a uma extração líquido-líquido com cada um dos seguintes solventes: acetato de etila, hexano, acetona, metanol, álcool isoamílico, isobutanol, clorofórmio, BAW (butanol/acido acético/água). A extração consistiu de três lavagens consecutivas do extrato bruto com cada solvente na proporção 1:1 (V:V) para os solventes puros e 4:1:5 para a mistura BAW. As fases aquosa e orgânica foram separadas em funil de decantação, e posteriormente submetidas a testes de atividade antifúngicas, contra Bipolaris sorokiniana, pela técnica de difusão em poço de ágar. Os extratos brutos e os solventes orgânicos puros foram utilizados como controle. A atividade residual (AR) foi obtida pela equação: (diâmetro haloT – diâmetro poçoT)/(diâmetro haloC - diâmetro poçoC) x100. Os testes foram realizados em triplicata. A extração de metabólitos ativos produzidos pelo isolados 6(2) e 6(4) de Streptomyces apresentou maior atividade residual quando realizada com os solventes puros:acetato de etila e hexano. Neste caso, a atividade residual foi detectada tanto na fase aquosa como na orgânica, sendo que a fase orgânica foi mais eficiente para o isolado 6(2). Para o 6(4) a maior concentração dos compostos bioativos ficaram retidos na fase aquosa. Os solventes acetona e o metanol apresentaram atividade residual, porém não houve a formação de fases distintas, não sendo possível a separação. Para os demais solventes orgânicos não foi detectada atividade residual. Elevada toxicidade foi observada com uso do clorofórmio ao avaliarmos o desenvolvimento do fungo.