27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1390-2


Poster (Painel)
1390-2PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIFÚNGICA in vitro DE FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DE UNHAS DE GATOS NA CIDADE DE MACEIÓ-AL.
Autores:Silva, K.P.C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Nascimento, M.A. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Silva, G.M. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Rocha, L.O. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de AlagoasUFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Calheiros, S.M.A. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Drogas antifúngicas exercem ações fungistáticas ou fungicidas, direta ou indiretamente. Nos últimos anos, a anfotericina B e os azóis, principalmente cetoconazol, fluconazol e itraconazol têm sido os fármacos de primeira escolha na terapia. Estudos in vitro sobre a atividade fungicida do cetoconazol frente a amostras de fungos filamentosos e leveduriformes isolados de animais têm sido variada. O itraconazol é um derivado triazólico sintético, que apresenta um largo espectro de ação nas micoses superfíciais (dermatofitose, candidose, malasseziose) e sistêmicas (candidose sistêmica, aspergilose, histoplasmose, esporotricose e cromomicose). Objetivou-se identificar a sensibilidade antifúngica in vitro de fungos isolados de unhas de gatos domiciliados e errantes na cidade de Maceió-AL. Realizou-se o isolamento do fungo a partir da impressão das unhas de gatos dos membros torácico direito e esquerdo, diretamente em placa de Petri contendo Agar-saboraud. As placas foram incubadas em temperatura ambiente por até 14 dias, identificou-se os fungos com auxilio de fita adesiva transparente pressionando levimente sob a colônia e montado em uma lâmina contendo uma gota de Azul-Claro de Lactofenol. Observaram-se as laminas em microscopia usando objetivas de 10X e 40X em microscópio óptico. Utilizou-se a técnica de antifungigrama através da difusão de discos contendo antifúngicos em placas de Petri com agar saboraud. Os antifúngicos avaliados foram Cetoconazol 10mg, Itraconazol 10mg e Iodeto de Potássio 20mg, as placas foram incubadas a 37°C por 24 horas, posteriormente os halos de inibição foram medidos e comparados com valores de referência. Utilizou-se três fungos S. schenkii, sete Microsporum sp, seis Trichophyton sp, dois Aspergillus niger, dois A. fumigatus, dois Penicillium sp, um A. nidulans, um A. flavus, um Rhodoturola rubia, um Cladosporium sp, um Fusarium sp, um Curvularia sp. Detectou-se no antifungigrama 67,86%(19/28) de Sensibilidade dos fungos ao cetoconazol, 60,71%(17/28) ao Itraconazol e 10,71%(3/28) ao iodeto de potássio nas concentrações utilizadas. Os fungos de maior padrão de resistência aos três antifúngicos testados foram S. schenkii 100%, Microsporum sp 57,14%(4/7) e Trichophyton sp 50%(3/6). Demonstrando a utilização destes antifúngicos em terapias inadequadas, um risco eminente para o tratamento de micoses em animais e humanos. Entretanto na escolha de um antifúngico para tratamento de infecções é indicado o uso do cetoconazol, este estudo revela a necessidade de testes de sensibilidade in vitro para antifúngicos na rotina médica veterinária.