27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1385-1


Poster (Painel)
1385-1AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS EM AMOSTRAS SÉSSEIS DE Corynebacterium diphtheriae ISOLADAS DE CASOS DE ENDOCARDITE
Autores:Gomes, D. L. R. (IFRJ CAMPUS REALENGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJDMIP - FCM - UERJ - Universidade de Estado do Rio de Janeiro) ; Lacerda, G. L. (IFRJ CAMPUS REALENGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ) ; Barbosa, E. A. B. (IFRJ CAMPUS REALENGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ) ; Faria, Y. V. (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona OesteDMIP - FCM - UERJ - Universidade de Estado do Rio de Janeiro) ; Cucinelli, A. E. S. (IFRJ CAMPUS REALENGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJDMIP - FCM - UERJ - Universidade de Estado do Rio de Janeiro) ; Hirata Jr, R. (DMIP - FCM - UERJ - Universidade de Estado do Rio de Janeiro) ; Mattos-Guaraldi, A. L. (DMIP - FCM - UERJ - Universidade de Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

A difteria é uma doença de evolução aguda causada pelo micro-organismo Corynebacterium diphtheriae e mediada pela produção da toxina diftérica, sendo caracterizada pela formação de uma pseudomembrana branco-acinzentada altamente aderente, constituída por células bacterianas, tecido epitelial necrosado, fagócitos e fibrina em tonsilas, oro e nasofaringe. O tratamento consiste na administração imediata de antitoxina diftérica e de antibióticos (penicilina ou eritromicina). Apesar de esta doença ser um modelo de patogênese extracelular, crescentes são os relatos de casos de endocardite causados pelo C. diphtheriae. A endocardite é uma infecção invasiva associada à formação de biofilme e geralmente ocorre em válvulas cardíacas. Biofilmes representam sistemas biológicos com elevado nível de organização, onde os micro-organismos formam comunidades estruturadas, envolvidas por uma complexa matriz exopolimérica, a qual protege de diversos mecanismos de defesa do sistema imunológico e também da ação de antimicrobianos. No Rio de Janeiro, sete amostras de C. diphtheriae já foram isoladas de quadros de endocardite, sendo cinco em válvula nativa (HC01, HC02, HC03, HC04 e HC05) e duas em válvula protética (HC06 e HC07). Já foi evidenciado que o C. diphtheriae é capaz de formar biofilme em superfícies diversas. No entanto, pouco se sabe sobre o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos em amostras sésseis de C. diphtheriae isoladas de casos de endocardite, sendo este, portanto, o objetivo deste trabalho. A determinação da CIM para as células planctônicas foi realizada de acordo com a técnica da microdiluição em caldo. A CIM foi a menor concentração de antibiótico na qual não foi observado crescimento bacteriano após 24h de incubação a 37º C. A concentração inibitória mínima para erradicação do biofilme (CIMEB) foi determinada utilizando-se microplacas de 96 poços contendo biofilme pré-formado por 48h. Os sobrenadantes da cultura foram suavemente aspirados, diferentes diluições de penicilina, eritromicina, azitromicina, gentamicina ou oxacilina em caldo Mueller Hinton fresco e estéril foram adicionadas aos poços e a densidade óptica inicial (DOi) foi aferida em espectrofotômetro em (λ 570 nm). A placa foi incubada a 37ºC por 24h. Após este período, o crescimento foi aferido pela obtenção da DO final (DOf). A CIMEB foi a menor concentração do antimicrobiano na qual não houve nenhum aumento significativo na DOf, observada após a adição do antibiótico. Nossos resultados indicaram que todas as amostras apresentaram CIMEBs superiores a 1.024 µg/ml para todos os antimicrobianos testados, o que caracteriza resistência. Com isso, podemos sugerir que a formação de biolfilme desempenha papel relevante na patogênese da endocardite causada por C. diphtheriae, uma vez que pode induzir a resistência a diferentes antimicrobianos, dificultando o tratamento da infecção.