27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1382-1


Poster (Painel)
1382-1ATIVIDADE ENZIMATICA DA β-GLICOSIDASE EM SOLOS COM A ADIÇÃO DE NUTRIENTES MINERAIS E PALHADA DE CANA-DE-AÇÚCAR INCORPORADA E SUPERFICIAL
Autores:Campos, C.H.F (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Godoy, F.M.C (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Alves, G.A (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Almeida, R.F (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Wendling, B. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Mikhael, J.E.R (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

INTRODUÇÃO A atividade enzimática, a taxa de respiração e a biomassa microbiana, são propriedades biológicas e bioquímicas do solo que servem como indicadores sensíveis, podendo ser utilizados nos estudos ambientais decorrente do manejo do solo. Desta maneira, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a atividade enzimática da β-glicosidase em solos com a adição de nutrientes minerais (calcário, silicato e adubação fosfatada) e palhada de cana-de-açúcar, tanto incorporada como superficialmente. MATERIAIS E MÉTODOS O experimento foi conduzido entre os meses de maio a agosto do ano de 2012 no laboratório de pedologia da Universidade Federal de Uberlândia. O solo em estudo foi coletado em uma área sob cultivo de cana-de-açúcar (latitude 19º13´00,22”S e longitude 48º08´24,80”W), classificada como Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico típico. O experimento foi estabelecido em um DBC (Delineamento em blocos casualizado), com três repetições e com um fatorial 3x2x2, três tipos de corretivo do solo (Calcário, silicato de potássio e testemunha), dois tipos de manejo da palhada no solo (superficial ou incorporado) e duas doses de fósforo (0 kg N ha-1 e 120 kg P2O5 ha-1), que foram incubados por 80 dias nestas condições. RESULTADOS E DISCUSSÃO Na interação entre o manejo da palhada com a adição dos corretivos do solo, verificou-se que houve uma distinção no tratamento com a adição de calcário, obtendo uma maior atividade quando a palhada foi incorporada ao solo, que obteve um acréscimo de 39,11% comparando-o com o manejo da palhada superficial. O acréscimo da atividade da b-glicosidase é porque esta enzima atua na etapa final do processo de decomposição da celulose, pela hidrolisação dos resíduos de celobiose, por tanto, o aumento da atividade desta enzima esta relacionado com a adição e incorporação do material orgânico do solo. O manejo com a palhada superficial com calcário obteve a menor atividade da b-glicosidase (269,15 ug g-1 h-1). Situação semelhante foi observada na interação entre a utilização do calcário sem a adição da fonte de fósforo ao solo. Esse decréscimo funcional da enzima em relação ao tratamento com calcário está relacionado à fatores do meio em que o sistema está inserido pelo condicionamento do solo através da ação desse corretivo, uma vez que, a atividade da b-glicosidase pode ser afetada pelo pH e pela inibição direta através de substâncias diversas. Existem descrições da enzima b-glicosidase com características ácidas, neutras e básicas em diferentes situações. CONCLUSÃO Os maiores níveis de atividade da enzima b-glicosidase foram observados no sistema sem a adição de P2O5 , consorciado a incorporação da palhada superficial e utilizando o silicato de potássio como corretivo de solo, indicando maior ciclagem da matéria orgânica nesse sistema em relação aos demais.