27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1379-1


Prêmio
1379-1ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE INFECÇÕES POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA MULTIRRESISTENTES ENDÊMICAS NO BRASIL
Autores:Turano, H (ICB II - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - USP) ; Aliaga, J.G. (ICB II - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - USP) ; Lincopan, N. (ICB II - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - USP)

Resumo

Introdução: Pseudomonas aeruginosa (Pa) é um dos principais agentes de infecção relacionada a assistência à saúde (IRAS), que tem adquirido um caráter endêmico devido a sua resistência intrínseca e/ou adquirida aos antimicrobianos comercialmente disponíveis, comprometendo a efetividade dos esquemas terapêuticos convencionais. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito sinérgico, "in vitro", de antimicrobianos combinados e/ou associados a nanofragmentos de lipídio catiônico de brometo de dioctadecildimetilamônio (DDA), contra cepas de Pa MR. Material e Métodos: Foram avaliadas dez cepas clínicas de Pa clonalmente não relacionadas, incluindo cepas produtoras de metalo-beta-lactamase do tipo SPM-1, VIM-1, GIM-1, e a cepa controle PA01. A CIM e o efeito sinérgico de diferentes combinações de antibióticos foram avaliadas pelo método de "chekerboard" obtendo-se valores FIC e ΣFIC. Combinações com atividade sinérgica (ΣFIC ≤ 0,5) foram testadas por "time-kill". Os antimicrobianos testados foram Aztreonam (ATM), Piperacilina/Tazobactam (PPT), Tigeciclina (TGC). A avaliação físico-química da combinação TGC/DDA foi realizada por espalhamento de luz dinâmico e por espectrofotometria UV/Visível. Resultados: As combinações PPT x ATM e TGC x DDA mostraram atividade sinérgica para nove e dez cepas, respectivamente. O uso combinado de PPT x ATM ocasionou a morte bacteriana total em até 6 horas de interação, com reduções de até 8 vezes da CIM de ATM e de até 64 vezes de PPT, já a combinação TGC/DDA obteve atividade bactericida em até 24 horas de interação, tendo uma redução das CIMs de até 16 vezes de TGC e de 32 vezes de DDA. Através dos estudos físico-químicos, entende-se que, provavelmente, TGC interage com as bordas hidrofóbicas das bicamadas de DDA, formando complexos monodispersos, com a preservação da estrutura primária de TGC, o que resultaria na atividade bactericida sinérgica de ambos os compostos. Conclusão: Os resultados gerados suportam o uso combinado de DDA/TGC e PPT/ATM como uma alternativa terapêutica para as infecções ocasionadas por cepas de Pa MRs endêmicas no Brasil. Em adição, o uso de nanofragmentos de bicamada associado com TGC tem um potencial de aplicação na prática médica, principalmente no tratamento de infecções do trato respiratório e queimaduras, onde o uso tópico é preferencial.