27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1372-1


Poster (Painel)
1372-1Avaliação da atividade amilolítica de actinobactérias isoladas da rizosfera da catingueira (Caesalpina pyramidalis Tul.)
Autores:Ribeiro, J.E.O. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vicalvi, M.C.V. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Solidonio, E.G. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, G.R. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Araujo, j.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gusmão, N.B. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Sena, K.X.F.R. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

As actinobactérias representam um grupo importante de bactérias Gram positivas. Produzem uma grande variedade de metabólitos secundários como antibióticos e enzimas, o que tem propiciado intensas pesquisas visando às potenciais aplicações destes produtos. As enzimas são utilizadas pelo homem empiricamente há milhares de anos em aplicações práticas. Enzimas hidrolíticas estão entre os principais alvos da pesquisa biotecnológica pelo grande potencial de aplicação no setor industrial. As enzimas amilolíticas ocupam o segundo lugar na produção mundial de enzimas, ficando atrás apenas das proteases. Estas enzimas apresentam grande importância biotecnológica, como aplicações nas indústrias têxteis, papel e celulose, de couro, detergentes, cervejas, bebidas destiladas, panificação, ração animal, na produção de ciclodextrinas para a indústria farmacêutica e indústria química. O objetivo do trabalho foi avaliar qualitativamente o potencial das actinobactérias isoladas da rizosfera da catingueira (Caesalpina pyramidalis Tul.) em produzir enzima amilase. Foram utilizadas 64 actinobactérias isoladas da rizosfera da catingueira. A degradação do amido foi avaliada no meio ágar nutritivo acrescido de amido (0,2% de amido, 0,5% de peptona, 0,3% de extrato de carne, 0,05% de NaCl e 1,5% de ágar). Após a inoculação pontual das actinobactérias nas placas, as colônias foram cultivadas por 5 dias nas temperaturas de crescimento de cada linhagem 37ºC e 45ºC. Em seguida foi realizada a revelação do teste com vapor de cristais de iodo. O amido reage com o iodo produzindo uma coloração enegrecida e o halo hidrolítico é visualizado como uma área incolor transparente circundando a colônia. Das 64 actinobactérias avaliadas 85,93 (55) apresentaram atividade amilolítica com área de degradação variando de 35,3 a 678,24 mm2 na temperatura de 37º C e de 35 a 693,94 mm2 na temperatura de 45º C. As amilases constituem um dos mais importantes grupos de enzimas industriais e são de grande importância na biotecnologia. Com o advento de novas fronteiras biotecnológicas, o espectro de aplicação das amilases tem se expandido para muitas outras áreas, incluindo a farmacêutica e químico-analítica.